Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Intervalo de aula, Biblioteca cheia!

Na semana que se iniciou atendemos aos alunos do MBA de Marketing fornecendo-lhes material para pesquisa e orientando-lhes na melhor condução do projeto de Pesquisa, objeto da disciplina de Metodologia, do Professor Gonzaga. Os alunos buscam nas monografias existentes, nas revistas e nos livros idéias de temas para o projeto.

  

Também registramos a frequência dos alunos dos dois cursos de Tecnologia no horário do intervalo, atingindo, na última quarta-feira, cerca de 58. Eles buscam empréstimos dos livros, fazem devoluções e reservas e efetuam leitura corrente nos periódicos. Há ainda os preferem pesquisar na internet.




Biblioteca


Escola Social do Varejo

Os jovens da Escola Social do Varejo (Instituto Walmart) frequentam assiduamente a Biblioteca. Diarimente, nos intervalos de aula, fazem a leitura dos jornais e revistas e pesquisas na internet. Os estagiários Vanessa e Renan fazem o atendimento nos turnos da manhã e da tarde.



Biblioteca

Orientação para normalização e composição do Projeto Integrado

Na aula do Professor Randal, no dia 17 de agosto, a Turma 8 do Módulo 3 assistiu a apresentação da Biblioteca referente à normalização do Projeto Integrado. Na oportunidade, além do reforço ao uso das normas da ABNT no relatório, foram repassadas algumas oprientações para a boa condução da pesquisa junto à empresa escolhida e dicas para melhor apresentação em sala de aula, no formato ppt. Dando prosseguimento, o Professor Randal adentrou no conteúdo do Projeto Intergado II - Gestão Financeira em Comércio e Serviços, que contempla as seguintes disciplinas:

Contabilidade Comercial;
Estatística Aplicada a Negócios;
Gestão de Custos Comerciais;
Gestão Financeira;
Princípios de Administração Mercadológica.

 

A referida apresentação é prática da Biblioteca em parceria com a Coordenação e o Professor Tutor do Projeto, a cada início de semestre.

Biblioteca

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Picos e vales: apresentação Café Literário

Ao longo da vida juntamos centenas de respostas para as nossas perguntas e raramente nos questionamos sobre elas.
Muitas vezes aceitamos as respostas que o mundo nos dá e seguimos  adiante, sufocando nossos verdadeiros desejos e expectativas em relação à vida.
A evolução da nossa consciência passa por muitos altos e baixos. Ela passa através de vales para alcançar os picos e isso é apenas o início de uma nova caminhada, pois o pico mais alto ainda está mais adiante.
Muitas vezes, quando essa evolução da consciência passa por muitos baixos, é bom, pois isso serve para que ela suba mais alto que antes.
Para que possamos atingir esse pico mais alto devemos estar sempre tendo que passar por alguns baixos, pois assim a gente vai se renovando a cada momento. E com essa renovação nós vamos tentando manter o corpo e a mente em equilíbrio para viver plenamente no "aqui e agora" e, quem sabe aí, começarmos a questionar sobre essas centenas de respostas que juntamos para nossas perguntas.
Em resumo a tudo, o que se pode tirar de lição é que uma maneira de se viver em equilíbrio, em harmonia, é pelo auto-conhecimento, só assim a vida passa a ter um real sentido.
Os picos e vales da nossa existência se tornam apenas características esperadas no nosso cotidiano, cada qual com suas riquezas e aprendizados.

Paulo Sergio Santos
Aluno do Curso de Gestão Comercial 5º Módulo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Revistas 100% reorganizadas!

Nesse início de semestre tivemos a colaboração da equipe de estagiários do Primeiro Passo na reorganização de toda a coleção de revistas da Biblioteca. Cada assinatura é arquivada em porta-revistas específicos, ordenada por edições, para facilitar a busca quando solicitado o assunto em pesquisa. É um universo de informações correntes em artigos, matérias variadas, entrevistas e muita imagem, distribuidas em revistas científicas, de gestão empresarial e negócios e semanais de notícias. Excelente para se manter atualizado!


Biblioteca

terça-feira, 10 de agosto de 2010

1 livro para cada 6 alunos

Um livro para cada seis alunos. Esse é o parâmetro do conceito máximo do MEC para os livros da bibliografia básica dos cursos. A Faculdade CDL vem cumprindo essa proporção visando melhor atender aos seus alunos.
Venha até a Biblioteca e faça seu empréstimo de livro.


Biblioteca

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jornal Valor Econômico

Excelente fonte de notícias! Contamos agora com assinatura diária do Jornal Valor Econômico. Venha conferir! Já temos leitores cativos desse jornal. Seja mais um!
Confira seu conteúdo.

Biblioteca sempre visitada


Registramos nesse início de semestre uma excelente frequência. Estamos recebendo por dia mais de 60 pessoas, na maioria alunos, mas, contamos também, com visitas de funcionários e estagiários, além de visitantes externos. Os usuários utilizam os seguintes serviços: leitura corrente nas revistas e jornais; pesquisa no acervo; orientação para trabalhos acadêmicos; acesso à internet e estudo individual.

Biblioteca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...