Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Semana Nacional de Direitos Humanos - 3 a 7 de novembro

Notícia sugerida pelo aluno Paulo Sérgio Santos, do Curso de Gestão Comercial, que faz parte da comissão ode divulgação do evento.

Direto do site da Prefeitura de Fortaleza:
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) e com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), realiza a Semana Nacional de Direitos Humanos, que acontece entre os dias 3 e 7 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O evento tem o objetivo de fomentar a discussão sobre os direitos humanos na cidade de Fortaleza e dar subsídio à população nas questões que se referem ao direito da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência, da comunidade LGBTT, dos negros, índios e ciganos. O projeto tem o apoio ainda das secretarias de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Governo do Estado do Ceará (Secult).

A programação da Semana conta com seminários, oficinas fixas e volantes em áreas estratégicas da cidade e apresentações culturais, todos com vistas a difundir e, portanto, lutar pela implementação dos direitos das minorias. As palestras abordarão temas como Educação e Cultura em Direitos Humanos, Liberdade Religiosa, Dignidade e Desenvolvimento Humanos e Memória de Fortaleza e os Direitos Humanos. As oficinas, que serão divididas em teóricas e práticas, pretendem dar ferramentas aos participantes de se expressarem por diversas linguagens.
 
Leia mais... e veja como participar.
 
 
"Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura Sousa Santos )

Biblioteca

Grande doação de livros!

Em clima de Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a aluna do Curso de Gestão Comercial Julia Ratts, frequentadora da Biblioteca, fez uma grande doação de livros para a Biblioteca. Excelentes livros que serão classificados, catalogados e tombados junto ao acervo da Biblioteca.

A Biblioteca louva e agradece a iniciativa, que trará muitos benefícios para a comunidade da Faculdade CDL.

São 66 livros que dispostos e empilhados na mesa nos sugerem uma bela mensagem.

Aguardem em breve a divulgação dos títulos.




Biblioteca


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Governo do Estado do Ceará comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Até a próxima sexta-feira (29/10), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza programação com atividades lúdicas e interativas para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (BPGMP). No ano de seu centenário, a escritora Rachel de Queiroz é homenageada com três exposições, reunindo obras da autora, jornais, revistas, além de uma palestra sobre sua vida. Leia mais...

 

Biblioteca

Sucesso no "Trocando livros e ideias"

O Projeto "Trocando livros e ideias" da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca está acontecendo com sucesso. Várias trocas já foram efetuados com iniciativas de colegas da comunidade acadêmica e administrativa representada pela graduação, pós-graduação, extensão e colaboradores da CDL, portanto o objetivo está sendo atingido, estamos trocando livros e ideias, fazendo novos contatos, novas amizades. O melhor ainda é ler novos livros e ampliar o nosso universo de leitura sem custo algum.




Devido a esse resultado positivo, inclusive com novas ações espontâneas dos participantes já acontecidas e/ou anunciadas, tais como, troca provisória, doação e empréstimo para leitura, continuaremos com a atividade pelo período que houver estoque de livros em depósito na Biblioteca.

Registramos as novas trocas efetuadas:

O RETRATO DE DORIAN GRAY *OSCAR WILDE* (DADYLLA NASCIMENTO OLIVEIRA)
– por—
HISTÓRIA DO CEARÁ *AIRTON DE FARIAS* (PAULO ROBERTO TIMBÓ)

GESTÃO DE RISCOS * MURILO CASTELHANO* (MEIRIJANE ANASTACIO BARATA)
—por—
A ARTE DA GUERRA *MAQUIAVEL* (PAULO ROBERTO TIMBÓ)

MOMENTOS DE INTIMIDADE *OSCAR BERTHHOLDO* (EMANUEL NASCIMENTO SOUZA)
—por—
JOHN LENNON POR ELE MESMO *EDITORA MARTIN CLARET* (PAULO ROBERTO TIMBÓ)

O RELÓGIO DO LONGO AGORA *STEWART BRAND* (ANA LUIZA CHAVES)
—por—
NOVO MUNDO *AMÉRICO VESPÚCIO* (PAULO ROBERTO TIMBÓ)

PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES *AUGUSTO CURY* (EMANUELA NEPOMUCENO)
—por—
RESPOSTAS SOBRE DROGAS *IÇAMI TIBA* (ELIZABETE APARECIDA PACCI

II PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES *BRASIL. CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DAS MULHERES* (PAULO SERGIO DE FREITAS SANTOS)
—por—
O FUTURO DA HUMANIDADE *AUGUSTO CURY* (ANA LUIZA CHAVES)

 
Participem!
Tragam livros para expor e trocar.
A estante é mais um atrativo na Biblioteca, na foto, os alunos da extensão trocando ideias.


 APOIO








Biblioteca

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA - 25 A 29 DE OUTUBRO

Neste ano comemoramos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 25 a 29 de outubro. Na Faculdade CDL iniciamos o "Trocando livros e ideias", que faz alusão a essa comemoração.
A referida Semana foi instituída pelo Decreto Lei nº 84.631, de 2 de abril de 1980 e o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29, pela Lei nº 5.1912, de 18 de dezembro de 1966.
As Bibliotecas reunem a produção científica e literária objetivando a disseminação da informação e do conhecimento, preservando dessa forma a cultura e estimulando a educação.

Direto da Wikipédia:

"Toda a saga das bibliotecas antecede a própria história do livro e vai encontrar abrigo no momento em que a humanidade começa a dominar a escrita. As primeiras bibliotecas que se tem notícia são chamadas "minerais", pois seus acervos eram constituídos de tabletes de argila: depois vieram as bibliotecas vegetais e animais, constituídas de rolos de papiros e pergaminhos. Essas são as bibliotecas dos babilônios, assirios, egípcios, persas e chineses. Mais tarde, com o advento do papel, fabricado pelos árabes, começam-se a formar as bibliotecas de papel e, mais tarde, as de livro propriamente dito.

[...]

Teoria sobre o futuro das bibliotecas
 
[...] as bibliotecas vêm se adaptando ao processo de inovações tecnológicas ocorridas com a evolução da humanidade, sendo que uma das principais características da biblioteca do futuro, e que a mesma apresentara não será mais o volume do seu acervo, e sim a disponibilidade de poder disseminar informações com outras instituições através das novas tecnologias informacionais. Apesar de ainda mostrar muito fôlego, os livros, que compõem a maior parte dos acervos das bibliotecas, provavelmente em um futuro bem próximo, serão armazenados em CD-Rom, multimídia, Internet e outros mecanismos de armazenamento de dados eletro-eletrônicos.

No Brasil

A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal."









terça-feira, 26 de outubro de 2010

Presença forte do MBA na Biblioteca


As alunas Joanna Darc, Marioneide, Cynara e Janne Jacqueline, do MBA de Administração e Marketing no Varejo, frequentaram a Biblioteca para elaboração de trabalho em equipe, especificamente, um briefing, para, posteriormente, compor a pesquisa de mercado. 

Diversos livros de logística foram consultados e discutidos, na saída, o grupo comentou que o resultado foi positivo.



Biblioteca

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Presença de alunos do MBA na Biblioteca

Registramos a presença na Biblioteca dos alunos Alessandro e Banward, do MBA de Administração e Marketing no Varejo, elaborando seus projetos acadêmicos. Na oportunidade, convidamos toda a turma para utilizar o espaço e os recursos da Biblioteca.



Dia movimentado. Os alunos do Curso de Gestão Comercial também se reuniram na Biblioteca, para pesquisa, discussão e composição do Projeto Integrado.




Trocando livros e ideias está acontecendo...




Curiosos e interessados visitam as estantes do Trocando livros e ideias. Você já participou? Aguardamos sua visita.

Biblioteca

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - 25 a 29 de outubro 2010

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada em todo o Brasil na última semana de outubro, principalmente nas instituições de ensino, conforme determina o Decreto n° 84.631/1980.

Na Faculdade CDL teremos o "Trocando livros e ideias", conforme já divulgamos anteriormente, objetivando incentivar a leitura e aproximar o corpo acadêmico e administrativo. Leia mais...



























Na UECE haverá extensa programação com  a temática Biblioteca e Livro: Passaporte Para a Cultura, Educação e Cidadania, inclusive apresentando o lançamento do site e da logomarca da Biblioteca Antonio Martins Filho. Leia mais...

A UFC promoverá a IV Maratona do Conhecimento do Sistema de Bibliotecas da UFC, o objetivo do evento é difundir ferramentas e fontes de informação acadêmica, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades relacionadas à busca, acesso e utilização de informações para construção do conhecimento. Leia mais...

***
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede (Carlos Drummond de Andrade)
Um país se faz com homens e livros (Monteiro Lobato)
Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo (Paulo Francis)
Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro (Henry David Thoreau)
A leitura nutre a inteligência (Sêneca)
A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê (Malba Tahan)
O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê  (Mário Quintana)

Biblioteca

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". (Cora Coralina)

Saudações a todos os professores que trocam diariamente conhecimentos e experiências com seus alunos, buscando sempre contribuir no processo ensino-aprendizagem, em especial aos professores da Faculdade CDL, nota máxima em excelência.

Biblioteca

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aula diferente na Biblioteca

Registramos a presença na Biblioteca dos alunos do 3° módulo noturno do Curso de Gestão Comercial, acompanhados pela Professora Zilah Albuquerque, que planejou uma aula diferente para a disciplina Princípios de Administração Mercadológica. Os alunos foram divididos em equipes, cada uma com um assunto específico para pesquisar junto aos livros e revistas. A pesquisa sobre produto, posicionamento, ciclo do produto e desenvolvimento de produto foi concluída com sucesso, os alunos fizeram a leitura e as escolhas dos capítulos e artigos e a partir daí desenvolverão um texto para apresentação em sala de aula.
Parabéns à turma e à Professora.





Projeto de extensão da UFC é finalista de prêmio nacional

O projeto "Ler para Crer: metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses", da UFC, está entre os 15 finalistas da quinta edição do Prêmio Viva Leitura. O projeto de extensão é coordenado pela Profª Lídia Eugênia Cavalcante, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. A premiação é promovida pelos ministérios da Educação e da Cultura. O projeto da UFC, criado em 2008, foi selecionado entre 1.829 inscritos em todo o País. Leia mais...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Semana de prova



Semana de prova, é semana de estudo e há os que preferem fazê-lo na Biblioteca, individualmente ou em grupo. Registramos a presença de vários alunos, na semana de 4 a 8/10, desde o fim de tarde até poucos minutos antes da prova.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Livros do Café Literário

Biblioteca com 7 livros disponíveis do Café Literário.
Confira e escolha!


O filósofo Gilles Lipovetsky, que provocou frenesi nos anos 80 ao colocar o fenômeno da moda no centro das discussões acadêmicas, volta seu poder de análise para um novo objeto de estudo: o universo do supérfluo.  Para Lipovetsky, mesmo em um período marcado pela preocupação com o tempo presente, o luxo se configura como área de domínio da eternidade.
O segundo ensaio do livro, escrito pela especialista em marketing e gestão de marcas de luxo Elyette Roux, confirma as teses do filósofo com estatísticas e pesquisas sobre o universo dos produtos de alto padrão e analisa o gerenciamento de algumas das marcas mais desejadas da atualidade.

O primeiro diferencial deste livro, que está em focar o estudo no brasileiro, em lugar de um indivíduo genérico, como é tradicional na literatura estrangeira, o que possibilita associar conceitos abstratos à nossa realidade cotidiana concreta, facilitando a sua compreensão.
O segundo diferencial é o foco em categorias de indivíduos, ou seja, as crianças, os jovens, os idosos, os homens, as mulheres e os consumidores emergentes de baixa renda, bem como o cliente empresarial, em lugar do enfoque tradicional, que é centrado em conceitos como aprendizagem, motivação, personalidade, atitudes, cultura e classe social.

Rrelato espirituoso sobre a evolução da cultura do consumo, Mostra o que se faz e o que não se faz em lojas, restaurantes e supermercados e trata da guerra que envolve comerciantes, profissionais de marketing e clientes cada vez mais instruídos.

'O mundo é plano' é uma análise da globalização e seus êxitos e opositores. Quando, daqui a vinte anos, os historiadores se debruçarem sobre a história do mundo e chegarem ao capítulo 'ano 2000 a março de 2004', que fatos destacarão como os mais importantes? Os ataques ao World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001 e a Guerra do Iraque? Ou a convergência de tecnologia e determinados acontecimentos que permitiu à Índia, China e tantos outros países ingressarem na cadeia global de fornecimento de serviços e produtos, deflagrando uma explosão de riqueza nas classes médias dos dois maiores países do mundo - e convertendo-os, assim, em grandes interessados no sucesso da globalização? Friedman explica como se deu o achatamento do mundo na aurora do século XXI...
 
Sentido de Urgência deve ser uma prática essencial e sustentada por todos em uma empresa. É um sentimento quase instintivo. Estabelecendo e realizando prioridades, afastando frequentemente as atividades que têm como conseqüência resultados efêmeros, é possível avançar e progredir sempre de forma mais rápida e inteligente. O autor adverte que é preciso saber diferenciar o falso sentido de urgência do verdadeiro. A falsa urgência provoca uma sensação estressante, frenética e paralisante, já a verdadeira urgência, mesmo que exija ações rápidas, é estável, perseverante e segue um objetivo.

Apresenta um novo comentário dos autores, oferecendo uma perspectiva original sobre o porquê de o posicionamento ser até mais importante hoje do que era há 20 anos, juntamente com a análise aprofundada de alguns dos maiores sucessos (e fracassos) de marketing das últimas duas décadas. Esta edição do clássico de 1980 é leitura indicada para profissionais de marketing, anunciantes e leitores de livros de negócios que reconhecem que o sucesso não depende somente de ter o melhor produto ou serviço, mas de incutir a mensagem certa na mente dos clientes e mantê-la fixada.

Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a idéia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela ensina passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado. Com uma estrutura completamente inovadora, o livro oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.

Resenhas extraídas da internet, conforme links.




sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Trocando livros e ideias


Na última semana de outubro (25 a 29) teremos "Trocando livros e ideias" em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Em "Trocando livros e ideias", você traz um livro que já leu e troca por outro de seu interesse, em comum acordo com o colega. A comemoração objetiva incentivar a leitura e aproximar o corpo administrativo e acadêmico.

Desenvolvimento:

  • Os alunos e docentes que desejarem participar da troca deverão conduzir para a Biblioteca os livros que pretendem trocar.
  • A Biblioteca elaborará uma lista contendo o nome de todos os inscritos e de suas respectivas obras.
  • As listas serão repassadas por e-mail para todos os participantes e expostas no ambiente da Biblioteca, assim como em proximidades, alguns dias antes do evento. Assim todos estarão cientes dos livros que encontrarão disponíveis para troca, bem como das pessoas que os possuem. 
  • A Biblioteca fará a exposição dos livros em espaço próximo à Biblioteca, para que os leitores efetuem suas trocas. 
  • Por fim, os três participantes que realizarem mais trocas receberão um prêmio surpresa, além de certificado simbólico de leitores mais atuantes da Faculdade CDL.
Regras básicas:

1. Os livros expostos à troca devem estar em bom estado de conservação.
2. A Biblioteca não garantirá a efetivação de todas as trocas.
3. A negociação e a troca são de comum acordo entre as partes interessadas.

Biblioteca



terça-feira, 5 de outubro de 2010

II Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura - Prêmio Rachel de Queiroz

O II Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura – 2010, Prêmio Rachel de Queiroz, promovido pelo Ideal Clube, é instituído para incentivar, mediante concurso, a criação literária no gênero CONTO.

ÁREA DO CONCURSO
1. Livro Publicadoou Obra Inédita
2. Textos Inéditos.

Conheça o regulamento completo e participe!



Biblioteca

sábado, 2 de outubro de 2010

Novas doações

A Biblioteca recebeu do IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) três exemplares de três novos títulos. As obras  têm a participação técnica do IDT e são editadas em conjunto com o BNB e pelo IPEA.

  • Economia, desenvolvimento regional e mercado de trabalho no Brasil
  • Emprego, trabalho e políticas públicas 
  • 50 anos de formação econômica do Brasil




Biblioteca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...