Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

domingo, 30 de outubro de 2011

Leitores Ednardo Roque, Elionauria Venâncio e Fabio de Alencar


Ednardo Roque, Elionauria Venâncio e Fábio de Alencar são alunos do Curso de Logística e estão sempre antenados com a bibliografia das disiciplinas, por isso utilizam o sistema de empréstimo de publicações, o espaço e recursos disponíveis na Biblioteca para evoluir nos estudos.

 Biblioteca

sábado, 29 de outubro de 2011

Leitora Ana Ligia

Ana Ligia Rocha Alves, do Curso de Gestão Comercial, participou da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011, visitando a Biblioteca para o registro fotográfico. A aluna tem o gosto pela leitura e sempre confere nas revistas as matérias relacionadas às disiciplinas, é comum sua presença na Biblioteca no recanto dos periódicos e a utilização do sistema de empréstimo de publicações.


Biblioteca

Leitores colaboradorese Marília e Paulo


Os colaboradores da Secretaria da Faculdade do período noturno, Marília e Paulo, também fizeram questão de prestigiar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011. Ambos também são usuários dos serviços da Biblioteca e sempre estão disponíveis para auxiliar no que for necessário. A Biblioteca agradece a participação.

Biblioteca

Leitor Prof. Bruno de Oliveira Rocha

O Professor Bruno de Oliveira Rocha compareceu à Biblioteca para registrar a foto no banner alusivo à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011, que esse ano traz a temática "Venha blogar com a gente". Junto aos outros professores ele está convocado a contribuir com matérias para postagem na Blogteca.




Biblioteca

Indicação de links sobre a temática Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Vale a pena conferir as matérias dos links indicados abaixo, todas com a temática em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Biblioteca Nacional completa 200 anos de portas abertas ao público
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/05/13/biblioteca-nacional-completa-200-anos-de-portas-abertas-ao-publico-924464429.asp

Biblioteca é referência na qualidade dos projetos de incentivo à leitura
http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2011/outubro/biblioteca_referencia_qualidade_dos_projetos_incentivo_a_leitura.html

Dia Nacional do Livro: a explosão dos e-books
http://www.itu.com.br/cultura/noticia/dia-nacional-do-livro-a-explosao-dos-ebooks-20111025

Vídeo elaborado pela Biblioteca da Unesp - Câmpus de Rio Claro para a CGB-Reitoria, uma das formas de divulgação da XII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
http://www.youtube.com/watch?v=yNBRQ10Zq_0



Lianna Claudia
Estagiária do Curso de Biblioteconomia da UFC
Colaboradora da Biblioteca

Leitor Prof. Bruno Leitão Rocha


O Professor Bruno Leitão Rocha sempre etá acompanhado de livros, faz parte da sua rotina visitar a Biblioteca e buscar novas leituras, já é seguidor da Blogteca e já fez postagem no ciberespaço. A Biblioteca conta com suas contribuições científicas para divulgação na Blogteca.

Biblioteca

Leitor Francisco Olimpio


Francisco Olimpio Rabelo Neto é estagiário da Secretaria Acadêmica da Faculdade CDL no turno da manhã. Olimpio também compareceu para prestigiar a A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011.

Biblioteca

Leitoras Maria de Jesus e Jessika

Maria de Jesus Soares e Jessika Tavares de Sousa, alunas do 1 semestre do Curso de Marketing, são usuárias assíduas da Biblioteca, sempre estão lendo jornais, revistas e fazendo pesquisas para provas, trabalhos, utilizando todos os recursos oferecidos pela Biblioteca. As duas gostaram muito da doação da Revista VendaMais.


Biblioteca

Leitores Claudio, Gutemberg e Edvam

Claudio Roberto Rodrigues, Gutemberg Pereira, Edvam Alves Assunção, alunos do 2° semestre do Curso de Gestão Comercial, diariamente estão na Biblioteca pesquisando na Internet e buscando os livros da bibliografia do curso, agora, marcam presença na comemoração da semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011.




Biblioteca

Grande turma de leitores: Anderson, Winston, Temotio, Wladenildo, Paulo, Ana Rodrigues e Helder

José Anderson Costa, Winston Douglas, Francisco Temotio Souza Cruz, Wladenildo Duarte Sampaio, Paulo Fernandes da Silva, Ana Rodrigues da Silva e Francisco Helder de Paula Morais, do 2º semestre do Curso de Logística (manhã), compõem a turma que está sempre reunida na Biblioteca fazendo pesquisas na Internet, consultando os jornais e revistas, estudando em grupo, debatendo sobre seminários e utilizando os serviços de empréstimo/reserva e renovação. E agora comemoram juntos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011.

Biblioteca

Leitores Thamiles, Prof. Randal Glauber e Ana Plácida


Thamiles mais uma vez comparece à Biblioteca para o registro fotográfico, desta vez acompanhada do Prof. Randal Glauber Santos Mesquita e da colega Ana Plácida Duarte Mendes, ambas do Curso de Gestão Comercial. O trio prestigiou a Biblioteca na sua semana comemorativa e mantém presença no seu dia a dia.

Biblioteca

Professor visitante Julio Cesar Pereira da Silva e Prof. Giovani Nogueira de Lima


O Prof. Giovani Nogueira de Lima, compareceu à Biblioteca acompanhando o  Prof. Júlio Cesar Pereira da Silva(1), que na oportunidade visitou à Faculdade CDL, para registrar a foto em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011. O Professor Giovani já é seguidor da Blogteca e trabalha junto aos alunos em sala de aula a prática de resumos para desenvolver a leitura, interpretação e escrita, para tanto, os orienta na busca dos livros necessários junto à Biblioteca.

(1) Executivo de Negócios da TOTVS S/A - Unidade Ceará. Experiência na área da Tecnologia da Informação e em Gestão Empresarial. Professor do Ensino Superior nas disciplinas de: Planejamento Estratégico, Processos e Sistemas de Decisão, Tecnologia da Informação e Gestão Estratégica de Vendas.

Fonte: Currículo Lattes
Biblioteca

Leitora Michele de Almeida


A Aluna Michele Nascimento de Almeida, do Curso de Gestão Comercial, busca sempre se atualizar com leituras em revistas e acompanhar os conteúdos das disciplinas com o empréstimo de livros. Michele fez alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011 com o registro fotográfico e o fará também junto à Blogteca.

Biblioteca

Leitor Prof. Christian Avesque


O Professor Christian Aquino Avesque é pontual na indicação dos livros para a turma, haja vista a "invasão" dos alunos na Biblioteca depois de fazê-lo em sala de aula. Christian também marca presença junto aos serviços da Biblioteca e posou para a foto comemorativa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011, prometendo ampliar o conteúdo da Blogteca com seus artigos e escritos.

Biblioteca

Leitores Pedro Henrique, Thamiles e Erwin Rommel


Pedro Henrique da Costa e Thamiles mais uma vez posaram para a foto, desta vez na companhia do colega Erwin Rommel Miranda Memória de Araújo, este também é leitor assíduo e consumidor dos demais serviços da Biblioteca. O trio prestigiou a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011 e a Blogteca.

Biblioteca

Leitores Pedro Henrique e Jair Nojosa


Os alunos Pedro Henrique da Costa e Jair Araujo Nojosa diariamente comparecem à Biblioteca para utilizar o serviço de empréstimo de publicações da bibliografia do curso e a leitura corrente em revistas. Pedro Henrique também busca nos recursos informáticos as novidades da Internet e Jair é apreciador da literatura, não deixando de ter em mãos um clássico para a leitura de lazer. Ambos participaram da Semana Nacional do Livro e da biblioteca 2011, com o registro fotográfico, garantindo a participação nas demais etapas.

Biblioteca

Leitoras Rosemary Lopes, Prof. Zilah, Lucimeire Marques e Gislayne Mota


O quarteto feminino formado pela aluna Francisca Rosemary Silva Lopes, Profª Maria Zilah Sales de Albuquerque, alunas Lucimeire Azevedo Marques e Gislayne Andreara Porpino Mota, marcou forte presença na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011. A Professora Zilah é consumidora dos artigos das revistas que a Biblioteca mantém como assinatura em seu acervo e as alunas já fazem parte do cenário cotidiano, tanto na tomada de livros por empréstimo, como na utilização do espaço para os trabalhos em equipe.

Biblioteca

Leitores Prof. Jaildo e Edjane dos Santos

O Professor Jaildo Borges e a aluna Edjane Almeida dos Santos registraram suas presenças na comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011. A interação de ambos com a Biblioteca é constante. Como professor, Jaildo está sempre buscando novas leituras em periódicos para se atualizar, além de manter como rotina o empréstimo de publicações. A aluna Edjane também participa do empréstimo de publicações e não deixa de acessar a Internet para verificar atualidades.



Biblioteca

Leitoras Maria Gorete e Carla Priscilla


Maria Gorete Saraiva Rabelo e Carla Priscilla Vasconcellos Silva estão sempre buscando na Biblioteca os livros adequados para seus estudos. As duas benefeciam-se do sistema de empréstimo/renovação/reserva para garantir suas demandas e compareceram desta vez para enfatizar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011.

Biblioteca

Leitor Prof. Hommel Lima


O Professor Hommel Pinheiro Lima é frequentador assíduo da Biblioteca, atualmente está construindo sua dissertação de mestrado e, para tanto, busca bibliografia para fundamentar e teorizar seu trabalho. Está constantemente tomando por empréstimo publicações do acervo e buscando artigos nos periódicos. Visitou a Biblioteca também para prestigiar a Semana nacional do Livro e da Biblioteca 2011.

Biblioteca

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Uso dos estrangeirismos na Logística

A Logística é uma disciplina que, aos poucos, está ganhando peso na atividade empresarial. De fazer parte de outras disciplinas passou a ter personalidade própria. Na sua evolução, foi preciso criar termos para referir-se às novas realidades que descrevia. Mas, quem faz a literatura técnica nem sempre tem os conhecimentos suficientes para criar neologismos. É por isso que com frequência, as palavras que são usadas na Logística complicam mais do que esclarecem. Neste sentido, as dúvidas de colegas de aula sobre os significados das palavras estoque e armazém me motivou a fazer uma pesquisa sobre estes termos.

Ainda que a Wikipédia não seja considerada como uma fonte séria para trabalhos, eu decidi começar minha pesquisa nesta enciclopédia porque permite comparar o mesmo artigo em diferentes línguas. Aliás, sobre logística, apresenta informações não muito aprofundadas, mas pelo menos são atualizadas e, na minha opinião, corretas. Se você escrever armazém, encontrará um artigo e as suas versões em outros idiomas. Almacén em Espanhol, warehouse em inglês. Depois, você escreve estoque e encontrará um artigo que começa com uma distinção, estoque é palavra em português brasileiro e existências, no português europeu. Portanto, percebemos que no Brasil a palavra existências como sinônimo de estoque não existe, nem sequer aparece no Aurélio, que muitas vezes acolhe palavras portuguesas. Vejamos dois exemplos e seu uso em espanhol e em português, respectivamente:

"La fábrica de Seat en Martorell (Barcelona) permanecerá inactiva estas Navidades durante 21 días, entre el 22 de diciembre y el 12 de enero, lo que permitirá reducir las existencias de coches (carros) sin vender y comenzar el año 2005 con la flota renovada, según informaron fuentes del comité intercentros." (Diário El País, 20/10/2011)

"De acordo com a lei, a venda de saldos só pode ser usada entre 28 de Dezembro a 28 de Fevereiro, e entre 15 de Julho e 15 de Setembro. Serve para vender produtos em fim de estação a um preço inferior e, assim, escoar existências." (Diário Público, 16/07/2010)

Vou tentar demonstrar que a confusão começa com a adoção da palavra estoque no português do Brasil. Não existiria problema se estoque tivesse sido apenas o equivalente de existências do português europeu, isto é, somente um substantivo. Mas, dessa palavra apareceram derivações nominais e verbais, estocagem e estocar, respectivamente. Porém, no Espanhol e no Português existem umas regras para a derivação nominal e verbal que não são respeitadas no caso da palavra estoque.

Existem em Português e Espanhol muitos verbos que seguem o esquema en-substantivo-ar (espanhol:en-substantivo-ar). Entre estes, alguns se interpretam como "lugar aonde". Assim, por exemplo, do substantivo garrafa (esp. botella) deriva-se o verbo engarrafar (esp. embotellar). E mesmo sem seguir este esquema, arquivo-arquivar e armazém-armazenar têm um sentido similar, mas como a maior parte segue a primeira sequência en-substantivo-ar, como engavetar (esp. encajonar), engaiolar (esp. enjaular), enlatar (esp. enlatar), etc, infere-se que o prefixo en - tem alguma função na interpretação do substantivo como lugar de destino da noção designada pelo verbo. Se considerarmos esta regra, observamos que a palavra estoque não pode ser interpretada como "lugar aonde". Por conseguinte, a sua derivação, estocar, é anormal nas línguas espanhola e portuguesa. Por outro lado, existe o sufixo -(a)gem (-(a)je em Espanhol) que forma substantivos derivados de verbos da primeira conjugação, como rodar-rodagem, camuflar-camuflagem, abordar-abordagem e armazenar-armazenagem. Neste sentido, estocar poderia derivar de estocagem por pertencer à primeira conjugação. Contudo, misturar regras próprias com as de outra língua que não faz parte da mesma família contribui para o caos e, com ele, a desorientação dos falantes, além da desintegração da gramática.

Eu não sou contra à adoção de estrangeirismos, mas quando estes não aportam nada, é melhor que fiquem só para nos expressar na língua da origem. Não há problema que o Brasil use estoque em lugar de existências, não se faz necessária tanta rigidez, mas as derivações nominais e verbais, estocagem e estocar, somente estão sobrepondo umas às outras e, diga-se de passagem, fazendo com que tentem ser criadas expressões artificiais. É bem simples, conteúdo e continente, armazém e estoque (ou existências para os portugueses). Aliás, o Inglês tem um léxico bem desenvolvido na área da logística e é difícil fazer uma tradução exata do seu vocabulário logístico, com palavras como warehouse, warehousing, stock, stockpile, stored, stocked, etc. Deixemos ao português descrever a realidade logística com as suas ferramentas. Esta língua com 12 séculos de existência e 240 milhões de falantes, não precisa caminhar numa dependência tão grande do inglês.

Miguel González Carrasco
Aluno do Curso de Logística

Leitora Gisele Lima Rodrigues


Gisele Lima Rodrigues é aluna do 2º semestre do Curso de Gestão Comercial (noite) e frequentadora do espaço da Biblioteca, para utilização de seus recursos informacionais. Agora ficará ainda mais informada como seguidora da Blogteca.

Biblioteca

Leitor Miguel González Carrasco

Miguel González Carrasco interage com a Biblioteca como aluno do 3º semestre do Curso de Logística (manhã) e como Professor do Curso de Idiomas - Espanhol. Intessante frisarmos esse detalhe, pois só reforça o processo ensino aprendizagem. O aluno/professor frequenta todos os dias a Biblioteca para a leitura de jornais, revistas e  estudo em grupo, além de conduzir seus alunos para o uso do serviço de empréstimo de livros da língua espanhola. 
Agora entra no domínio da mídia social interagindo com a Blogteca.



Biblioteca

Leitoras Cristiane Coutinho e Naftaly da Silva


As alunas Francisca Cristiane Coutinho e Naftaly Santos da Silva, do 4º semestre do Curso de Gestão Comercial (noite) interagem com a Biblioteca desde sempre, ambas utilizam os micros para o acesso à Internet, para complemento de suas pesquisas, além do sistema de empréstimos de publicações, com direito às reservas e renovações. Presentearam a Biblioteca com o registro fotográfico para a Blogteca.

Biblioteca

Destruição de livros

Destruição de livros: desaparecimento, esquecimento, empobrecimento, enfraquecimento, desconhecimento... e muitos outros "mentos" da Humanidade. Estou estarrecida com o acervo de diversas nações destruídas pelo homem. Sabia da existência desses eventos, mas fazendo a leitura de "História universal da destruição dos livros", de Fernando Báez, me dei conta da sua dimensão.

Quando se estuda História do Livro e das Bibliotecas nos bancos acadêmicos, o olhar é mais positivo, retratando os primeiros registros, o nascimento, a própria existência, por fim, a proliferação com a imprensa de Gutemberg e tudo que vem depois disso, ainda que se fale da elitização do acesso e das destruições mais famosas, como Alexandria, Pérgamo e as decorrentes da Inquisição.

Mas, como o próprio autor coloca na sua introdução, "Há 55 séculos se destroem livros..." e faz uma varredura completa em todo o mundo, China, Roma, Grécia, Bagdá, Inglaterra, México..., não se trata só de quantidade, mas, sobretudo, de qualidade. Escritos e livros de pensadores e escritores clássicos, além da destruição pela própria condição dos palimpsestos, manuscritos em que o texto original era apagado para receber outro, dado o elevado custo do pergaminho.

Como vemos, destruição em função do contexto da época. Mas, fazendo uma leitura mais ampla, também nos deparamos com outras questões de contexto, quando o próprio autor destruia sua obra, considerando-a já superada por outra e, por isso, justificada, pela vergonha que passaria junto à sociedade. Mas, na maioria dos casos, a destruição foi ensejada pelo poder, pela violência das guerras, desde o Mundo Antigo, até à atualidade, como o "bibliocausto nazista" e a destruição dos livros no Iraque, quando livros e bibliotecas representavam as ideias e o conhecimento daquela civilização/sociedade.

Enfim, o contexto justifica a destruição dos livros? Se justifica, o mundo pagou e continua pagando um preço muito alto por isso.

No Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de outubro, vamos nos alertar para a preservação de nossas obras, do nosso conhecimento registrado, a posteridade agradece.

Ana Luiza Chaves


Da minha biblioteca:
BÁEZ, Fernando. História universal da destruição dos livros. São Paulo: Ediouro, 2006. 



Leitora Clarinda de Oliveira


Clarinda Maria de Oliveira é aluna do 4º semestre do Curso de Gestão Comercial (noite), leitora assídua da Biblioteca e admiradora e consumidora dos conteúdos informacionais das Revistas Liderança e VendaMais, da Editora Quantum, disponíveis no acervo. A aluna prestigiou a Biblioteca na Semana de sua comemoração com o seu registro fotográfico ao lado do banner.

Biblioteca

Leitor Paulo Hugo


Paulo Hugo Moraes Junior é iniciante na Faculdade, cursa o 1º semestre de Gestão Comercial e já tem boas práticas de leitura, frequentando a Biblioteca em busca dos conteúdos necessários para embasar seus estudos. O aluno é usuário do sistema de empréstimo.

Biblioteca

Leitores Antonio José e José Overlandio


O Aluno Overlandio fez novo registro fotográfico, desta vez em companhia do colega Antonio José Alves Pereira, leitor assíduo da Biblioteca. Ambos cursam Gestão Comercial e estão antenados nas disciplinas em geral e no Projeto Integrado que acontece nessa etapa.

Leitor Prof. Jackson Agostinho

O Prof. José Jackson Nunes Agostinho, em visita à Biblioteca fez seu registro fotográfico no banner alusivo à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011. Muito comunicativo, o Professor prontificou-se a "blogar com a gente", colaborando com o envio de artigos e matérias de interesse dos alunos, para enriquecer o aprendizado.


Biblioteca

Leitor Marconi Leandro


Marconi Leandro Palhano curso o 4º semestre de Gestão Comercial e está atento às demandas das disciplinas, buscando nas publicações da Biblioteca, a complementação de que precisa para seu desenvolvimento e boas notas.

Biblioteca

Leitores José Barbosa e Carlos Bezerra


José Barbosa Oliveira e Carlos de Melo Bezerra, alunos do 3º semestre do Curso de Gestão Comercial, também são usuários dos serviços da Biblioteca e sempre recorrem ao acervo em busca dos livros para completar o estudo das disciplinas. Em dupla os alunos prestigiam a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011.

Biblioteca


Leitores João Paulo Porto e José Overlandio Medeiros

Os alunos João Paulo Porto da Silva e José Overlandio Lemos Medeiros do 4º e 3º semestres do Curso de Gestão Comercial, frequentadores assíduos da Biblioteca, utilizam o espaço, assim como todos os recursos da Biblioteca, para se manterem atualizados em seus estudos. Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011, suas presenças foram intensificadas, tanto em função do Projeto Integrado em elaboração, como pela própria comemoração da Semana.



Biblioteca

Coordenação e Biblioteca

A Coordenação da Faculdade CDL  viabilizou e apoiou todas as ações para fazer acontecer a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011, com a temática "Venha blogar com a gente!".

A Biblioteca agradece na certeza de que o evento agregou valor para os usuários envolvidos: Alunos e Professores.

Agora, ainda mais próximos da Biblioteca, Alunos e Professores podem usufruir dos recursos oferecidos em sua totalidade, com ênfase na mídia Blogteca.

Biblioteca

Leitores Dawyson de Sousa e Felipe Macario

Os alunos Dawyson Garcia Sousa e Felipe Macario Moreira, do 4º semestre do Curso de Gestão Comercial (noite) incluiram em suas rotinas diárias a visita à Biblioteca como oportunidade de leitura, pesquisa e estudo, ampliando dessa forma seus conhecimentos na área em que se graduam. Ambos nos deram o prazer de participar da semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011.



Biblioteca

Leitores Maury Fernando e Vitor Oliveira

 

Os alunos Maury Fernando Batista Teixeira e Vitor Nóbrega de Oliveira do 4º e 3º semestres do Curso de Gsetão Comercial estão sempre presentes na Biblioteca buscando livros e informações para ampliar seus estudos. Os alunos posaram em dupla prestigiando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011 e aderiram à temática "Venha blogar com a gente!".

Biblioteca

Leitor Prof. Amaury Portugal

O Prof. Amaury Portugal já é seguidor da Blogteca, é pontual em seus empréstimos de publicações, não deixando de ter em mãos os livros necessários para o estudo e desenvolvimento de suas disciplinas. Na quinta-feira, 27/10, compareceu à Biblioteca para renovar seu empréstimo e nos deu o prazer de participar da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011, posando para o registro fotográfico.



Biblioteca

Leitores Halison, Rogério, Helmano e Cleilton

Os alunos Halison Abrantes Moreira, Rogério Ribeiro de Sousa, Helmano César Holanda e Cleilton Nogueira Lopes compareceram à Biblioteca para o registro fotográfico alusivo à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Os componentes do quarteto são alunos do Curso de Logística (noite) e foram convidados "a blogar com a gente".


Biblioteca

Leitores Carlos Rhuam, Josy Farias e Thais Mendes

hCarlos Rhuam Chaves, Josy Farias e Thais Costa Mendes, alunos do 1° semestre do Curso de Marketing (manhã), são participantes ativos na Biblioteca. Diariamente, durante o intervalo e no fim da aula, frequentam a Biblioteca para estudar em grupo, pesquisar na Internet e utilizar o sistema de empréstimo.



Biblioteca

Leitor Prof. Josino Neto

O Professor Francisco Josino da Costa Neto em participação na Semana Nacional da Biblioteca 2011, visitou a Biblioteca prestigiando o evento. O Professor é leitor assíduo da Biblioteca, sempre mantendo empréstimos de publicações em seu nome e está sempre recomendando aos alunos a leitura dos livros da bibliografia básica e complementar dos cursos.


Biblioteca

Reuniões do Projeto Integrado

Os alunos do turno da noite totalmente integrados no Projeto Integrado, reuniram-se na noite de quinta-feira, 27/10, representando mais de seis equipes, para conclusão de suas apresentações.

 




Biblioteca

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Indicação de vídeo

Imperdível o programa Mundo SA que apresenta casos de sucesso de empresas inovadoras como a empresa britânica que reinventou a venda de cartões de visita.

Indicação de leitura

27/10/2011 - 17h18 Folha OnLine

Empresas estão atoladas em informações digitais, diz consultoria

CAMILA FUSCO
ENVIADA ESPECIAL A ORLANDO

Em plena era da informação, nem mesmo as maiores empresas do mundo conseguem controlar bem o crescente volume de dados digitais e aproveitá-los para melhorar seus negócios.
A constatação é da pesquisa da consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) feita com 586 executivos de empresas da América do Norte, Europa, Ásia e Pacífico e América Latina apresentada nesta semana.

Segundo o levantamento, apenas 18% dos executivos pesquisados admitiram que as empresas onde trabalham já coletam e analisam informações por meio de um plano estruturado de gestão de informação.

Outro número aponta que 53% dessas organizações usam apenas metade das informações que colhem em benefício dos negócios. O restante, fica perdido ou subutilizado.

O número é alarmante especialmente diante do grande volume de dados digitais gerados anualmente, sejam comentários de consumidores em redes sociais, relatórios de monitoramento de ações de marketing dos concorrentes e até iniciativas conduzidas dentro das próprias organizações.

ARMAZENAMENTO RECORDE

No ano passado, consumidores e empresas ao redor do mundo armazenaram mais de 13 exabytes de informação em computadores e outros equipamentos. O volume é equivalente a 13 bilhões de pen drives de 1 Gbyte ou mais de 52 mil vezes as informações existentes em toda a biblioteca do Congresso americano, segundo a USC (Universidade do Sul da Califórnia).

"O baixo aproveitamento de dados é surpreendente especialmente no momento em que vivemos, com grande volume de informações digitais", disse Michael Singer, editor sênior da área de tecnologia da EIU durante evento do SAS Institute --empresa de software de inteligência de negócios-- que acontece na Flórida.

"No entanto, é necessário considerar que boa parte das companhias não está preparada para lidar com tanta informação porque seus próprios processos de negócio ainda são analógicos outras têm sérias restrições financeiras para investir nesse tipo de tecnologia agora."

Segundo Singer, alguns dos exemplos de companhias que ainda não estão preparadas para lidar de forma eficiente com o grande volume de informações vêm do setor de saúde.

"Muitos hospitais, clínicas ou até planos de saúde só agora começam a digitalizar seus registros. Isso significa que parte das informações dos últimos anos ainda não podem ser acessadas. Assim, nem todos os negócios já estão maduros para o assunto."

VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO

Velocidade de acesso aos dados corporativos é outro problema, apontado por metade dos entrevistados. Em suas organizações, a lentidão de obtenção das informações de mercado, concorrentes e de clientes compromete o desempenho imediato dos negócios.

Embora sejam poucas, as empresas com planos bem estruturados de gestão da informação digital começam a colher os resultados.

Mais da metade dos executivos de empresas que utilizam esse controle (53%) declararam à pesquisa que seus resultados financeiros superaram o dos concorrentes. Quase um quarto delas entende que a compreensão dos dados digitais nos últimos cinco anos transformou completamente a forma de fazer negócios com seus clientes.

Para Singer, a preocupação crescente com a análise de dados será responsável por criar um mercado bilionário de software de análise de negócios nos próximos cinco anos.

Matéria indicada pelo Prof. Mardônio Costa
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/997703-empresas-estao-atoladas-em-informacoes-digitais-diz-consultoria.shtml

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A História do livro




Uma breve história do livro. Confira!


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1EXZBOdMuI0

Leitora Dienre de Melo


Dienre Alves de Melo cursa o 3º semestre de Logística (noite) e está apoiando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011. No recinto da Biblioteca, a leitora marca presença nas discussões em equipe e no serviço de empréstimo de publicações

Biblioteca

Você já completou o circuito?

Verifique se você já completou as 3 primeiras etapas, para se habilitar a participar do sorteio de publicações, que ocorrerá no dia 04/11/2011 (sexta-feira), no intervalo noturno, registrando o encerramento da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2011.









Biblioteca

Alunos da manhã em trabalhos de equipe

Movimentação na sala dos micros, em função da elaboração de pesquisas para apresentação de trabalhos e seminários.





 
 Biblioteca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...