Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Carnaval de livros!

Enganou-se quem pensou que a quinta e sexta-feira pós-carnaval não fossem ser movimentadas. Nossos registros informam que contabilizamos, nos dois dias, 192 empréstimos de publicações e 64 devoluções, ou seja, o acervo está circulando, está atendendo ao seu objetivo, passando de mão em mão, possibilitando ganho de conhecimento para os leitores.
  
O final do mês vem aí e com certeza teremos um excelente resultado global.

A leitura agrega valor pessoal e profisisonal para a comunidade acadêmica.




Biblioteca

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ler, ler e ler

É sempre assim, intervalo entre os horários AB e CD e muitos alunos já buscam algo para ler. Uns optam pelas notícias do dia junto aos jornais, outros pelos livros da bibliografia das disciplinas, de leitura complementar e até de leitura de lazer.

Se há uma  crise de leitura no Brasil, podemos dizer que ela esqueceu de passar pela Biblioteca da Faculdade CDL, o processo de leitura aqui acontece e, como atividade dialógica, a interação mediada pelo texto, vai além do leitor e autor, pois os colegas também discutem entre si, gerando mais informação e conhecimento.





















 
Biblioteca

Revista de Psicologia da UFC

A Revista de Psicologia da UFC, versão eletrônica, disponibilizou o novo número  correspondente ao período de julho-dezembro de 2011. Confira abaixo os artigos de interesse, que podem ser lidos e salvos em formato pdf.











Biblioteca

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto Integrado

A cada semestre a Faculdade conta com novas turmas iniciando a disciplina de Projeto Integrado e com o avanço das turmas já existentes, que agregam conteúdo aos seus projetos, a fim de formar o todo a ser apresentado por ocasião do último módulo. Portanto, é sempre bom ressaltar esse trabalho acadêmico, que além de seguir um roteiro pré-determinado, conforme a matriz curricular de cada curso, também segue as normas da ABNT.

São por demais positivos os momentos de encontro do Projeto Integrado, que proporciona esclarecimento de dúvidas, discussão e debate, busca de dados e informações, reunem as equipes em torno do objeto e que fazem acontecer o processo ensino-aprendizagem e o pensar da comunidade acadêmica.



Para entendermos melhor o Projeto Integrado, transcrevemos o trecho introdutório do Manual de Projetos Integrados dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade CDL, que esclarece acerca das disciplinas, das fases do projeto e da sua composição: 



CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS DISCIPLINAS: PROJETOS INTEGRADOS I, II, III e IV.


Os Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade CDL possuem em sua matriz curricular as disciplinas: Projeto Integrado I, II, III e IV, cada uma delas com carga horária de 25 horas/aula, representando um total de 100 horas/aula, que estão incluídas na carga horária mínima do curso e que são exigidas pela legislação em vigor.


As disciplinas de Projeto Integrado devem ser cursadas a partir do segundo módulo da matriz curricular.


Os Projetos Integrados compreendem duas fases distintas: diagnóstico e orientação empresarial. Na fase de diagnóstico, os alunos realizarão levantamentos nas diversas áreas funcionais de uma empresa, previamente selecionada, que se dispõe, a priori, a colaborar, fornecendo as informações necessárias para a realização do diagnóstico organizacional.


Os alunos buscarão identificar situações-problemas, para posterior análise e avaliação do desempenho organizacional. Decorrida esta fase, deverá ser elaborado um plano de sugestões para a empresa aproveitar oportunidades e pontos fortes, bem como evitar ou minimizar a ação de ameaças e fortalecer os pontos considerados fracos.


Cada Projeto Integrado deverá ser fundamentado nas competências desenvolvidas pelos conteúdos analíticos e interpretativos apresentados nas disciplinas, conforme abaixo especificado.

Além da orientação de conteúdo do Professor Tutor, os alunos podem contar com a orientação da Biblioteca para a formatação do trabalho, conforme as normas da ABNT, que disponibiliza o Manual impresso e em formato eletrônico para consulta, assim como atende às equipes, para esclarecer dúvidas a respeito.
Seguem algumas recomendações práticas para o Projeto Integrado:
  • Escolher a empresa pensando em tê-la como objeto de estudo ao longo dos 4 projetos, pois facilita o andamento do trabalho e a composição do seu conteúdo, sem sofrer solução de continuidade;
  • Atentar para o conteúdo do Projeto definido no manual do projeto;
  • Rever notas de aula;
  • Buscar a fundamentação teórica em pelo menos 5 livros, conforme as disciplinas que abrangem cada Projeto;
  • Ir a campo depois de efetuar as leituras necessárias para compreensão da teoria, dessa forma, durante a entrevista, será possível associar as informações ao conteúdo estudado em sala de aula;
  • Atentar na coleta de dados, criando instrumento adequado, se necessário (planilha, questionário, entrevista), pensando no tempo valioso do gestor que está se disponibilizando a atender;
  • Trabalhar os dados colhidos para que gerem a informação pretendida (tabulação, discussão, analogia, gráficos, etc);
  • Associar a informação à teoria estudada;
  • Não se limitar a responder de forma resumida aos itens do roteiro, elaborar texto incluindo a fundamentação teórica (utilizar o recurso de citação);
  • Redigir o projeto final, lembrando que além de ser requisito parcial para a disciplina, será um produto do aluno/faculdade para a empresa pesquisada.
Agora, dicas para a apresentação em sala de aula:

  • Slide de abertura destinado à capa/folha de rosto;
  • Nº recomendável de slides: entre 10 e 15, conforme tempo disponível para apresentação, definido pelo Professor (ensaiar cronometrando);
  • Cor do pano de fundo em contraste com a cor da fonte; 
  • Tamanho da fonte entre 24 e 28;
  • Cuidado com a poluição visual;
  • Nº de linhas distribuídas em cada slide não superior a 10;
  • Frases curtas em formato de tópicos, mas completas de sentido, que auxiliem o desenvolvimento da fala;
  • Construção em forma modular, após a introdução, apresentar “pacotes” completos de informação, até a conclusão;
  • Referências na finalização.


Mãos à obra e boa sorte!
Biblioteca

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Colação de Grau Gestão Comercial 2011.2

A terceira turma de Gestão Comercial, período 2011.2, colou grau na noite da última sexta-feira, dia 03/02/2012 no auditório Gervásio Pegado. Para compor a mesa, a solenidade contou com as presenças do corpo acadêmico de coordenadores e professores, do Presidente da Faculdade, Honório Pinheiro, do Presidente da Mantenedora CDL e do Senador José Pimentel. Familiares e amigos também compareceram e alegraram o coquetel após a cerimônia.

A Biblioteca parabeniza todos os concludentes e ressalta os prêmios concedidos pela Faculdade aos alunos José Aderaldo Alves Rodrigues e Rita de Cássia Saldanha da Silva, pelas conquistas de maior média global e leitora mais assídua à Biblioteca. Ambos ganharam bolsa de estudos integral para curso de especialização.

 























Biblioteca

Fevereiro promete!

O mês de fevereiro deste ano contará com 29 dias, pois estamos em ano bissexto e, pelo movimento de início de ano na Biblioteca, já visualizamos muitas visitas, muitos leitores e muitos empréstimos. Ficamos felizes.





Biblioteca

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Frequência da Biblioteca nos dois primeiros dias de aula

Nos dois dias de janeiro, primeiro e segundo dias de aula do período 2012.1, a Biblioteca recebeu a visita de 113 usuários entre alunos novatos, veteranos, professores e funcionários, para leitura corrente em jornais e revistas, acesso à internet, pesquisa da bibliografia junto ao acervo e demais atividades, assim como registrou o empréstimo de 58 livros.










Vamos movimentar a Biblioteca!

Biblioteca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...