Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sumários de revistas: Você s/a



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Você s/a (Fevereiro ed.177), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita! 

SUMÁRIO 

PARA VOCÊ
7 Você sabe aprender?

CARTAS 
8 Elogios e críticas dos leitores

ONLINE
10 Confira as novidades do site

AGORA
13 Notícias que você só lê aqui e histórias inspiradoras

MERCADO 
44 SERÁ QUE VAI CHEGAR AQUI? Apesar dos dados pessimistas, o emprego deve seguir forte em 2013

47 FUJA DO CAOS AÉREO Pesquisador sugere viajar menos para evitar transtornos

48 O BENEFÍCIO QUE O BRASILEIRO AMA Carro deve ser oferecido a mais profissionais nos próximos anos

50 INCENTIVO A MAIS Empresas devem aumentar o bônus na remuneração total

52 QUEM SÃO (E O QUE FAZEM) OS CONSELHEIROS Aumenta a discussão sobre o papel dos integrantes do board

CARREIRA
56 PRATIQUE A OUSADIA Como arriscar-se pode ajudar a crescer na carreira

63 MUDANÇA GRADUAL Professora da FGV fala de transições de carreira

64 QUEM VOCÊ INDICA? Saiba dar referência de outro profissional

66 TRABALHO EM JOGO Filme infantil mostra como encontrar significado no trabalho

68 ENCONTRE SEU PATROCINADOR A figura do líder que protege e banca outros profissionais

DINHEIRO
70 A VIDA COMO ELA É EM SUAS FINANÇAS Pesquisa da VOCÊ S/A revela os erros e os acertos financeiros

75 GURUS EM XEQUE Livro critica modelos de educação financeira

76 DE DEVEDORA A INVESTIDORA O desafio de passar um ano sem comprar 80 SELEÇÃO NATURAL A era de apostas certeiras na bolsa chega ao fim

ETC.
84 VÃ TRABALHAR PEDALANDO Dicas para usar a bicicleta como meio de transporte

86 RECEITA DE VIDA O suco que promete dose extra de energia

ARTIGOS
94 A FÁBRICA DEMOCRÁTICA / POR GIL GIARDELLI

95 FINANÇAS VERSUS BOM SENSO / POR CONRADO NAVARRO

96 O LÍDER DE LÍDERES / POR ANUERSON DE SOUZA SANT'ANNA

97 CULTURA CURTA / POR CÉLIA LEÃO

98 POSICIONE—SE / POR EUGÊNIO MUSSAK
Biblioteca

Sumários de revistas: Mundo Logística


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Mundo Logística (Fevereiro n.32), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita! 

SUMÁRIO 
26 Potencial da cabotagem no Brasil 
Resultados de recente pesquisa sobre cabotagem no Brasil, desenvolvido com o objetivo de obter uma visão integrada deste modal de transportes. Por: Claude Machline e Manoel A. S. Reis 

31 O desafio da cabotagem 
Quais as dificuldades para se ampliar a movimentação da cabotagem no Brasil? Como o problema da retomada da navegação de cabotagem tem sido encarado? Por: Sérgio Fraga Santos Faria 

08 Impactos da lei 12.619 sobre a estrutura de custos e preços do transporte rodoviário brasileiro Novas regulamentações sobre o setor de transporte rodoviário brasileiro, advindas da Lei 12.619, e de seus efeitos sobre a estrutura de custos, preços e sobre o nível de serviço das operações de transporte rodoviário. Por: Bernardo Rodrigues Mutti e Peter E Wanke 

16 Coluna Gestão em Foco Uma história bem contada é metade do sucesso! Por: Donald Neumann 
18 Integrated Supply Chain Management (ISCM) Entenda porque a importância da Gestão integrada da Cadeia de Suprimentos. Por: Wilson Stefano Júnior 

23 Novas exigências se impõem aos Opera-dores Logísticos Novos desafios na Terceirização Logística.Por: Paulo Guedes 

34 Projetos Logísticos com apoio de ferra-mentas de qualidade Uma abordagem sobre a Gestão de Projetos Logísticos e ferramentas/méto-dos e a importância para as organizações. Por: Leonardo de Lima Francisco 

44 Efetividade da ferramenta seis sigma na melhoria de processos logísticos Demonstração da melhoria de resultados da ferramenta 6 sigma nos processos logísticos com estudo de caso de empilhadeiras, analisando e definindo a melhoria no gargalo de produção. Por: Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Airton Neubauer Filho, Roger Barbosa e Jovane Medina Azevedo 

51 A logística interna do e-Commerce Com mais de uma década de existência no mercado nacional, o comércio eletrônico vai, gradualmente, estabelecendo seus próprios padrões operacionais. Conheça quais são. Por: Fernando Di Giorgi 

54 Coluna Carreira em Foco Revendo ou montando nosso Plano de Carreira já. Por:Antonio)

58 A Intralogística no epicentro da Cadeia de Suprimentos Porque posicionar a Intralogística no centro da Cadeia de Suprimentos possibilita a obtenção dos melhores resultados para a organização. Por: Lu pércio Vieira 

66 Logística Lean lnbound Roadmap para implantação dos conceitos da Logística Lean no lnbound de forma prática e um estudo de caso exemplificando as etapas. Por: Alvair Silveira Torres Junior e Nelson Takeuchi 

78 Coluna Recomendação de Leitura Logística para micro e pequenas empresas. Por: Darli Rodrigues Vieira
Biblioteca

Sumários de revistas: HSM


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista HSM (Fevereiro n.96), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita! 


SUMÁRIO

ALTA GERÊNCIA
18 Em vez de prisão, liberdade
Esqueça os filmes de Hollywood: o líder eficaz não é o que toma todas as decisões, mas o que delega tarefas, tratando os outros como seres livres. Por John Davis.

32 Em que época você vive?
O líder da organização mais inovadora da atualidade, o MIT Media Lab, quer virar os gestores de ponta-cabeça com os paradigmas d.i. (depois da internet). Entrevista com Joi Ito

54 PepsiCo, um passo à frente e dois para trás?
É dura a vida de quem faz mudanças; Indra Nooyi que o diga: a CEO da gigante dos refrigerantes vinha investindo pesadamente em produtos saudáveis até que Wall Street reclamou e ela teve de recuar (um pouco).

98 A década perdida da liderança Os primeiros dez anos do século 21 fortaleceram os líderes empresariais errados: o impostor, o caçador de glórias, a estrela cadente, o racionalizador, o solitário. Mas agora os ventos sopram em outra direção. Entrevista com Bill George. 

EMPREENDEDORES
64 Freelancer.com, a nova leiloeira da internet Se há um trabalho a ser feito, há alguém disposto a realizá-lo. O australiano Matt Barrie uniu as duas pontas por meio de um pregão virtual. E como vem crescendo... Reportagem H5M Management

EMPRESAS
40 "Vamos fazer história nesse mercado"
O CEO da Brasil Kirin, antiga Schincariol, detalha as novas estratégias da empresa, discutindo da influência japonesa ao campo de ação brasileiro. Entrevista com Sino Di Domenico

90 Já ouviu falar do Pinterest?
Esse bem-sucedido site de compartilhamento de imagens não vende produtos, mas pode representar um novo paradigma para o comércio eletrônico. Reportagem Fast Company

ESTRATÉGIA
60 Razão de ser
Você já se perguntou por que e para quem sua empresa é importante? Se não, segundo essa especialista de Harvard, você não entende de estratégia. Entrevista com Cynthia Montgomery

FINANÇAS
136 Evite que a incerteza o engesse Aprenda a realmente avaliar riscos de projetos promissores, especialmente os que trazem grandes inovações. Estudo McKinsey

GESTÃO DE PESSOAS
50 Desconexão
E se a empresa que você pensa estar administrando não for a mesma para a qual as pessoas trabalham? Reportagem The Conference Board Review

INOVAÇÃO
38 O erro capitalista e a ilusão de Robin Hood Está tudo errado: precisamos de um modelo de inovação que gere trabalho novo e, assim, crie empregos não exportáveis. Por Silvio Meira

94 Reprograme seu DNA para ser criativo Se os inovadores deixaram as empresas, quem ficou precisa tornar-se inovador. São cinco as competências para isso: associar, questionar, observar, fazer networking e experimentar. Por Clayton Christensen, Jeff Dyer e Hal Gregersen

MARKETING
46 Grande irmão Especialista da University of Pennsylvania alerta: os consumidores estão incomodados com a publicidade invasiva e as companhias não lhes prestam atenção. Entrevista com Joseph Turow

SUSTENTABILIDADE
130 Amyris, entre o céu e o purgatório Ela está desenvolvendo um combustível alternativo baseado em uma levedura geneticamente modificada que transforma o caldo de cana em diesel. Mas sobram críticas. Reportagem Fast Company

ESPECIAL 

101 O MELHOR DA HSM EXPOMANAGEMENT 2012 

Competitividade artificial... O objetivo de inovar deve ficar claro para as empresas: é preciso fazê-lo para resolver os graves problemas da humanidade. Isso demanda um salto de gestão e também a busca de um caminho do meio entre as práticas adotadas, além da inclusão, para valer, de stakeholders como as mulheres e os jovens das gerações Y e Z. e de um redesenho do mapa-múndi. Com Roger Martin, Jim Collins, Youngme Moon, Gustavo Franco, Stuart Hart, Michael Porter, Howard Schultz, Miguel Nicolelis, Ken Robinson, Don Tapscott, Graça Foster, Ram Charan, Dan Ariely e outros

DIRETO AO PONTO
08 MARKETING / CONTAGEM REGRESSIVA COM GENEVIEVE BELL A "arma secreta" da Intel apresenta sua perspectiva antropoãgica.

10 EMPREENDEDORES 1 / RETORNO SOCIAL, SIM Conheça a Finca International, organização que financia empreendimentos dos mais pobres.

12 ESTRATÉGIA / ONDE ESTÃO DINHEIRO Especialistas de Wharton questionam o modelo de negócio do Twitter,

14 EMPREENDEDORES 2 / A AFFECTIVA TRADUZ EMOÇÕES Essa empresa vai descobrir o que significa seu sorriso.

16 AGENDA 2020 / GLÓRIA PASSAGEIRA À VISTA O professor Paulo Vicente dos Santos Alves, da FDC, desenha quatro cenários para os megaeventos esportivos no Brasil.

ASSUNTO  PESSOAL
140 GESTÃO DO TEMPO / AGENDA DE CEO Infografia revela como os presidentes de empresas distribuem seu tempo.

142 LEITURA / O ALGORITMO DA INTELIGÊNCIA Em How to Create a Mind, Ray Kurzweil explica por que a inteligência humana é perfeitamente transferível para o computador. Outras novidades vêm de Ram Charan, Thomas Davenport e Philip Awerwald.

144 LÍDERES / VINCE LOMBARDI, COACH DE EQUIPES A trajetória do maior treinador de futebol americano de todos os tempos.

20 PENSAMENTO NACIONAL CORPORATIVO GESTÃO DE ALTA COMPLEXIDADE Tomar decisões com base em visões conflitantes -a do gestor (voltada para a relação custo-benefício) e a do médico (focada no benefício)- é uma das lições do Hospital Sírio-Libanês para todas as companhias. Entrevista com Paulo Chapchap

26 PENSAMENTO NACIONAL ACADÊMICO SUA EMPRESA SE PLANEJA PARA O EFEITO KINECT? Por incrível que pareça, é necessário haver uma "estrutura" para que os gestores possam desenvolver estratégias emergentes. Por Pedro Zanni, Luís Eduardo de Carvalho, Germán Alfonso e Saulo Bonassi

146 O QUE ELES DISSERAM NA HSM EXPOMANAGEMENT 2012 
Biblioteca

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Novidades no acervo da Biblioteca






Recebemos 9 exemplares do periódico da Deloitte, que realiza anualmente a pesquisa "Os Poderosos do Varejo Global", desenvolvida em parceria com a STORES Magazine. Esta publicação aponta quais são as 250 maiores redes varejistas do mundo.

Além disso, o estudo indica as grandes tendências e os movimentos que impactam as estratégias e operações dos varejistas globais.

Os exemplares já estão disponíveis na biblioteca para leitura. Você poderá também acessá-lo, na íntegra, clicando aqui.




A Biblioteca também possui novidades no quesito livros. Foram adquiridos 13  exemplares do título "Pesquisa de marketing: foco na decisão" do autor Deepak Malhotra, que irá subsidiar o estudo dos alunos na disciplina Pesquisa de Mercado e demais interessados no assunto.




Também recebemos a doação dos títulos "Educação ambiental" e "Educação ambiental em tempo de semear" que contemplam abordagens referentes a preservação do meio ambiente, assunto em voga e de suma importância. 




Por fim, recebemos o Anuário do Ceará 2013, que  retrata  o Ceará em 11 capítulos,  disponível para consulta na Biblioteca.

Aguardamos a sua visita!
Biblioteca.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Para classe de baixa renda o critério é preço







COMÉRCIO 23/02/2013

Preço ainda é principal critério de compra, diz especialista

O custo do produto é o principal critério de compra, principalmente nas classes econômicas de mais baixa renda. O preço passa a ser menos determinante para as pessoas pertencentes às classes A e B

MAURI MELO

O economista Reynaldo Saad prevê que o fim da redução do IPI vai afetar as vendas de veículos e da linha branca

Embora tenha ficado mais exigente em relação ao produto e aos serviços agregados, o consumidor ainda leva muito em consideração o preço na hora da compra. As conclusões são do economista Reynaldo Saad, membro da National Research Foundation (NRF) e do Comitê Executivo Global da Deloitte de Líderes da Indústria. 

“O consumidor de uma forma geral tem como seu principal motivador o preço. Onde ele identificar o preço melhor, seja ele por promoção, por incentivo governamental ou custos menores, vai ser atraído e vai fazer as contas”, analisa.

O economista proferiu palestra sobre “Como ultrapassar barreiras e alavancar o varejo mundial” ontem durante o Seminário “Cenários do Varejo”, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Por conta dessa tendência de o consumidor dar maior importância ao preço, o fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e linha branca deverá reduzir a venda desses setores. “Vai haver um desaquecimento de alguns setores e esses dois vão ser bastante impactos. Haverá diminuição da compra desses produtos e migração para outros”, explicou.

A qualidade passa a ter mais importância no critério de escolha à medida que a classe econômica é mais elevada, de acordo com o especialista. O cliente da classe A vai levar em conta o custo-benefício e menos o preço. Já a classe B, segundo ele, é mais “aspiracional”. O consumidor leva muito mais em consideração o desejo de comprar, buscando uma qualidade superior.

O critério do preço não é contrário à exigência. “O consumidor já vem há muito tempo sendo exigente. O principal motivador é o preço, mas há várias coisas que ele analisa e que antes não analisava”, destacou o economista.

Comércio virtualUma tendência dos consumidores é utilizar mais a internet para as compras. De acordo com pesquisa da Deloitte, um em cada três produtos são comprados pela Internet. “Mostra uma intenção de utilizar o e-commerce como forma de fazer a compra final”, disse Saad. Informática e eletroeletrônicos ainda são os setores mais expressivos.

Esse avanço não deve representar o fim das lojas físicas. “Mantem-se. Vai haver novos investimentos também no e-commerce”, disse. Assim, não deverá haver uma migração, mas uma divisão de compras entre Internet e loja física.

O temor da compra pela Internet e a necessidade de experimentar tem sido reduzidos. “O varejo de moda tem crescido bastante na Internet e têm reduzido esse paradigma de que eu tenho que experimentar a roupa para ver se é boa”, explicou.

Outro movimento que tem sido observado é o da integração entre os dois tipos de compra: experimentar na loja e comprar online ou ver os preços na web e adquirir o produto na loja física. (Teresa Fernandes)

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O comércio é um dos principais setores impactados pelo aumento de emprego e renda da população. As vendas estão sujeitas ao padrão dos consumidores e ao momento econômico vivenciado pelo País.

Serviço

“Cenários do Varejo” 2013Quando: até hoje
Onde: na CDL de Fortaleza, rua 25 de março, 882 - Centro

Publicado originalmente em: 
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/02/23/noticiasjornaleconomia,3010846/preco-ainda-e-principal-criterio-de-compra-diz-especialista.shtml

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Desperte o interesse de estranhos: saiba como conseguir ser ouvido




NOTÍCIAS / PAPO DE EMPREENDEDOR - 21/02/2013

Seis dicas para conseguir ser ouvido

Como despertar o interesse de estranhos por um projeto ou uma ideia sua

Da redação                                   













Saber pedir é uma habilidade que pouca gente domina. Mais difícil ainda é saber pedir para desconhecidos, sendo você mesmo um desconhecido. A jornalista e escritora americana Anne Kreamer, em sua coluna no site da Harvard Business Review, abre algumas pistas sobre como fazer estranhos acreditarem em nós. Ela faz uma lista de seis dicas baseadas num email que recebeu. 

A autora do email se chama Zanele Mutepfa, nascida no Zimbábue e aluna da Universidade Estadual de Portland, Oregon. Anne admite em seu texto que normalmente desanimaria diante de uma mensagem que começa com “Prezada Sra. Anne, sei que você não tem ideia de quem eu sou”. No entanto, algumas frases que vinham a seguir acabaram fazendo com que ela concordasse em receber a desconhecida em seu escritório em Nova York (depois de checar no Google que Zanele era quem dizia ser). Um pouco mais tarde, Anne descobriria que Zanele havia derrubado as defesas de outros profissionais que também aceitaram sua visita. 

Zanele encerrava seu email dizendo: “Se nenhum estranho acreditasse na gente uma vez na vida, o que seria de nós?” E isso levou Anne a lembrar imediatamente que também ela havia saído do interior para tentar a vida em Nova York, há 35 anos, e chegou à cidade sem conhecer ninguém na profissão. Mas, além disso, em que outros pontos Zanele acertou quando escreveu o email, e que regras podem ser tiradas disso? 

Estas: 

1. Tenha objetivos profissionais claros. Antes de escrever e mandar o email, Zanele reservou um tempo para fazer um esboço de si mesma e enumerar suas metas: comandar um programa de entrevistas, criar uma organização de apoio a mulheres empreendedoras, tornar-se escritora e talvez modelo de roupas tamanho GG. Anne diz que tudo isso pode parecer absurdamente ambicioso e irrealista, mas não se for resumido a dois temas unificadores: trabalhar com meios de comunicação e ser uma agente de afirmação de outras mulheres. 

2. Crie uma rede de contatos ampla mas focada. Estando segura de que quer trabalhar com comunicação, Zanele escolheu pessoas ligadas às organizações e atividades que ela admira. “Foi importante eu realmente acreditar no trabalho que eles fazem para tornar verdadeira a minha mensagem”, Zanele diria depois a Anne. E o fato de elaborado uma seleção preliminar ampla fez com que ela acabasse sendo recebida por seis pessoas importantes. 

3. Seja autêntico, contando uma história pessoal. Geralmente se recomenda que um email profissional, ainda mais para um destinatário que não nos conhece, deve ser o mais contido e breve possível. Mas o que levou a jornalista Dina Gusovsky, imigrante russa, a aceitar o pedido de encontro de Zanele foi identificar-se com sua história. Dina disse a Anne: “Acho que de certa forma fomos todos Zaneles algum dia. Às vezes acho que ainda sou. Para pessoas criativas a jornada nunca termina.” 

4. Mostre vários pontos de conexão. Zanele conseguiu um encontro com a meteorologista-chefe da emissora de televisão WNBC, Janice Huff, por ter mencionado que ambas haviam frequentado a mesma “irmandade” (associação de alunas) na Universidade de Portland. 

5. Não tenha medo de demonstrar vulnerabilidade. Foi o que destacou a consultora de moda Ellianna Placas (também uma estrangeira, nascida na Austrália) ao comentar o email de Zanele: “Achei que ela foi corajosa e franca ao colocar sua fé na natureza humana acima das outras coisas, como se dissesse ‘acredite num estranho’. Ela chegou a mim pedindo um conselho e foi embora como uma nova amiga.” 

6. Esteja aberto para tirar conclusões sobre o caminho que você fez. Zanele foi para Nova York, mas não conseguiu um emprego. Entretanto, quando voltar, já tem um caminho começado. “Eu aprendi muito sobre mim mesma e sobre o que me motiva”, disse para Anne.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cenários do Varejo: valorização do Ceará e da Região Nordeste






PRESIDENTE DA CNDL APONTA

Para o varejo, CE é visto como o mais importante da Região

22.02.2013

Presente em evento que reúne lojistas de todo o Brasil em Fortaleza, Pellizzaro diz que cearenses são destaque

O Ceará está em alta no mercado brasileiro de varejo, pelo menos é essa a opinião do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior. Em Fortaleza para participar da sétima edição do Cenários do Varejo, evento que começou ontem e reune líderes do setor nacional, o executivo classificou o Estado como "o mais importante do Nordeste", região que, segundo ele, tem obtido um crescimento proporcional acima das demais.

Foto: Fabiane de Paula

Cenários do Varejo começou ontem na CDL de Fortaleza e contou com a palestra do consultor empresarial Walter Longo, que abordou ideias como comunicação e marketing 

"A região Nordeste tem sido a grande locomotiva do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no que diz respeito ao varejo, já que apresentou um índice de crescimento acima da média das outras regiões brasileiras, apesar do Estado de São Paulo ainda ser a grande força produtiva e de consumo", explica Pellizzaro. "Serviços é o segmento que mais cresce e dentro dele está o comércio", complementa.

O presidente da CNDL também falou sobre a preocupação do setor com a inflação, apesar de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter afirmado que esse indicador está "sob controle".

"A inflação preocupa tanto que obrigou o presidente do Banco Central a se reposicionar quanto à questão da reutilização da política de taxas de juros. O aumento não é interessante para nenhum setor, seja ele privado, público, comercial industrial ou agropecuário. Assim, temos que utilizar de todas as ferramentas possíveis para conter esse grande vilão", diz.

Cenários do Varejo

Direcionado aos diversos setores do comércio e baseado na maior convenção mundial sobre varejo, a Retail´s Big Show, realizada há mais de 100 anos em Nova Iorque, o Cenários do Varejo acontece até hoje e tem como objetivo informar para os empresário locais as tendências do comércio varejista mundial, assim como estimular a troca de experiências entre os participantes e passar as novidades do setor.

"Esperamos cerca de 1,5 mil pessoas nos dois dias de evento, tendo em vista que trata-se de algo gratuito e que muito contribui para o desenvolvimento do varejo brasileiro", comenta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro.

A abertura do evento foi realizada ontem na CDL de Fortaleza e contou com o consultor empresarial Walter Longo, que ministrou uma palestra intitulada "O varejo do futuro - como errar menos e ampliar suas chances de sucesso".

Para hoje, a programação prevê que as atividades comecem às 8h30, quando o membro da NRF e do comitê executivo global da Delloite de líderes da indústria, Reynaldo Saad, irá proferir uma palestra. O encerramento acontece às 20h, no hotel Gran Marquise, com um jantar no salão Blue Night. 

Sucesso na abertura da 7ª edição do Cenários do Varejo





CDL 22/02/2013
Palestra de Walter Longo abre evento sobre varejo na CDL

Foi iniciada ontem a 7ª edição do evento "Cenários do Varejo" com palestra de Walter Longo. Evento traz nome de Honório Pinheiro como sucessor na presidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

FOTOS TATIANA FORTES/ ESPECIAL PARA O POVO
Walter Longo palestrou sobre as tendências do varejo mundial

A palestra do consultor empresarial Walter Longo abriu ontem a 7ª edição do evento “Cenário do Varejo”, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Fortaleza. Baseado na tail’s Big Show, convenção mundial de varejo que ocorre anualmente em Nova York, o evento promovido pela CDL tem como objetivo trazer ao varejo cearense as tendências do varejo mundial, explicou Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL).

Os varejistas cearenses ouviram Walter Longo defender que “hoje em dia, qualquer pessoa, em qualquer ponto do mundo, tem como principal mercado o mundo inteiro”. Longo também frisou a necessidade das empresas adotarem uma atitude inovadora por conta de o varejo estar passando por um momento “especial”, com o surgimento do varejo digital. 

Candidatura
O evento traz o nome do presidente da FCDL, Honório Pinheiro, como candidato ao cargo de presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com Honório, a candidatura atende a demandas do Brasil e também a propostas do “nosso” Estado. “A candidatura vem se construindo”, afirmou.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

O evento prossegue hoje na sede da CDL Fortaleza com os palestrantes Reynaldo Saad, Regiane Romano e Nelson Barrizzelli. As atividades serão iniciadas às 8h30min e seguirão até às 13h30min.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Endividamento na Capital conforme pesquisa IPDC




CONSUMIDOR

Endividamento na Capital é o maior em 2 anos


Pesquisa do IPDC revela que 67,1% dos consumidores da Capital contraíram algum tipo de dívida em fevereiro

O fortalezense está consumindo mais e fazendo novas dívidas em 2013. De acordo com a Pesquisa do Perfil de Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), em fevereiro, 67,1% dos consumidores da Capital cearense contraíram algum tipo de dívida. O índice é 9,7 pontos percentuais superior em relação a janeiro desse ano (57,14%) e 1,6 ponto percentual a mais do que o verificado em igual mês de 2012 (65,5%).

O endividamento do fortalezense é reflexo do ciclo de promoções realizadas pelas lojas associado ao aumento do emprego formal em 2012 
FOTO: JOSÉ LEOMAR

Segundo o economista Alex Araújo, esse é também o maior nível de endividamento dos últimos 24 meses em Fortaleza. Para ele, o endividamento do fortalezense é reflexo do ciclo de promoções disponibilizadas pelas lojas da Capital, tradicionalmente em fevereiro, associado ao aumento do emprego formal em Fortaleza ao longo de 2012. "As promoções ofertadas pelas lojas aliadas ao maior poder de compra do fortalezense e ao ambiente de otimismo econômico e político estimulou as compras e aumentou o endividamento do consumidor", avalia.

De acordo com o levantamento, o valor médio devido per capita é estimado em R$ 984,00 a serem liquidados, em média, no prazo de seis meses. A pesquisa projeta que o valor corresponde ao comprometimento de 28,7% da renda familiar de cada consumidor na Capital.

Cartão lidera

O cartão é a modalidade de crédito mais utilizada pelos fortalezenses endividados em fevereiro de 2013, representando 86,4% dos entrevistados. Na vice-liderança, com 10,1%, se posicionam os financiamentos bancários, englobando veículos, imóveis, entre outros. Em seguida estão carnês e crediários (9,7%) e empréstimos pessoais (5,4%). As dívidas com cheque pré-datado participam com apenas 1% do total.

Os bens ou serviços comprados a prazo, que motivaram as dívidas assumidas pelo consumidores da Capital, são principalmente itens de alimentação (50% das respostas), seguidos de artigos de vestuário (47,8%), eletroeletrônicos (40,4%), despesas de educação e de saúde (25,9%). Despesas com aluguel residencial respondem por 8,4% do bolo da dívida.

Em atraso

A porcentagem de consumidores com contas em atraso passou de 14,1%, em janeiro, para 17%, nesse mês, representando crescimento de 2,9 pontos percentuais. Em contrapartida, na comparação com fevereiro de 2012 (17,8%) houve queda de 0,8 ponto percentual.

O aumento da proporção de dívidas em atraso atinge prioritariamente consumidores com escolaridade superior, com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos e do gênero feminino. O tempo médio de atraso é de 53 dias.

A taxa de inadimplência, que corresponde a proporção de consumidores que não possuem condições financeiras para honrarem seus compromissos, teve redução de 0,3 ponto percentual face a janeiro, ficando em 5,3% em fevereiro. Comparativamente a fevereiro/2012 a taxa teve alta de apenas 0,1 ponto percentual. O perfil do consumidor inadimplente é composto, prioritariamente, por mulheres com idade entre 25 e 34 anos e renda familiar inferior a cinco salários mínimos.

Maior otimismo no País

Embora o endividamento das famílias brasileiras tenha aumentado na passagem de janeiro para fevereiro, os consumidores estão mais otimistas em relação às suas dívidas, disse Marianne Hanson, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O porcentual de famílias que se considera muito endividada recuou de 12,0% em janeiro para 11,8% em fevereiro. Em fevereiro de 2012, esse total era de 13,0%. Segundo Marianne, o resultado é sinal de que ainda há espaço para que as famílias continuem consumindo.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Situação ainda não é preocupante

Alex Araújo
Economista

O endividamento do fortalezense nesse mês de fevereiro é o maior dos últimos dois anos, reflexo de uma mudança de postura do consumidor que iniciou o ano de 2013 consumindo mais e fazendo novas dívidas. O consumo foi impulsionado principalmente pelas promoções e liquidações do comércio, que foram realizadas no mês de janeiro, logo após o término das compras de fim de ano. Todavia, apesar do crescimento geral do nível de endividamento da população, a situação ainda não é preocupante, pois os indicadores qualitativos do comprometimento da renda com dívidas e da inadimplência potencial apresentaram queda em relação ao mês anterior, garantindo, dessa forma, a energia para o crescimento do consumo ao longo do ano. 


Varejo digital na VII edição Cenários do Varejo



VII CENÁRIOS DO VAREJO 21/02/2013
Revolução no varejo é digital

O Varejo no Futuro é o tema que permeará as palestras da edição 2013 do Cenários do Varejo, que tem início hoje na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Durante dois dias, empresários do comércio cearense e lideranças nacionais do varejo irão conhecer as últimas tendências do setor, apresentadas em janeiro na 102ª Convenção da NRF, em Nova York.

Quatro palestras foram selecionadas para condensar o que foi visto na feira, que é o principal evento do varejo norte-americano. Walter Longo, Reynaldo Saad, Regiane Romano e Nelson Barrizzelli são consultores da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e vão abordar temas como “O Varejo do Futuro - Como errar menos e ampliar suas chances de sucesso”, “Como ultrapassar barreiras vem alavancando o varejo mundial” e “Tecnologia aplicada ao varejo: o mundo já vem fazendo e o que vem em seguida”, além de uma apresentação com os conteúdos e lições da NRF 2013.

Honório Pinheiro, presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL), lembra que as mudanças estão aí. Que, hoje, um único consumidor com seu blog e centenas de seguidores pode entrar numa loja e elevar ou destruir a imagem da empresa. “Estamos vivendo uma revolução no varejo a partir do consumidor e somos nós que entregamos a ele essas mídias”, completa.

SERVIÇO
Cenários do Varejo 2013Quando: 21 e 22 de fevereiro, a partir de 8h30
Onde: CDL (rua 25 de Março, 882 - Centro) (85) 3433-3312 / 3313


Cenários do Varejo 2013 - 7ª edição





EDITORIAL 21/02/2013
Cenários do Varejo 2013: "antenando-se" com o futuro
O Ceará tem no comércio um dos traços identitários de sua formação social e cultural

Inicia-se, hoje, com prosseguimento até amanhã, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e com promoção desta e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, a sétima edição do evento Cenários do Varejo 2013, realizado nos moldes da Convenção da National Retail Federation (NRF), o principal evento do varejo mundial cuja última versão ocorreu em janeiro deste ano, em Nova York, e no qual estiveram presentes representantes cearenses do setor. As principais lideranças nacionais do varejo e empresários das mais diversas áreas do comércio cearense prestigiarão o evento.

O objetivo principal de Cenários do Varejo 2013 é trazer as últimas tendências mundiais do setor apresentadas no evento norte-americano. Para tanto, os consultores que acompanharam a delegação cearense na Convenção da NRF exporão detalhadamente aos participantes tudo o que viram, e responderão aos questionamentos.

Um dos aspectos mais relevantes é a capacitação para enfrentar os desafios do comércio virtual. A tendência é que o mesmo padrão mundial se replique cada vez mais entre os consumidores locais.

O Ceará tem no comércio um dos traços identitários de sua formação social e cultural. Trata-se de um setor relevante também do ponto de vista social, em vista do número elevado de empregos que proporciona. A competência cearense nessa área é bem percebida pelo restante do País, tanto é assim que está sendo proposto o nome do empresário supermercadista, Honório Pinheiro (cuja atuação à frente da FCDL cearense ganhou relevância para além da Região), à presidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o que ocorre rá amanhã (22), durante o Encontro Nacional das Lideranças do Varejo.

Sem dúvida, mais um destaque importante a contribuir para a visibilidade nacional do Ceará.

Publicado originalmente em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/02/21/noticiasjornalopiniao,3009492/cenarios-do-varejo-2013-antenando-se-com-o-futuro.shtml

Livros expostos no balcão despertam interesse pela leitura

O mês de fevereiro já registra aumento significativo nos empréstimos, cerca de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. O motivo? A Biblioteca passou a expor no balcão títulos variados que despertam a curiosidade dos alunos. Algumas das temáticas expostas foram: motivação, liderança, bem estar pessoal, educação financeira, vendas, estratégia e logística.

Confiram alguns flagrantes.











 


Biblioteca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...