Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Início de semestre na Biblioteca com visita de turma


A Professora Ana Carolina conduziu, na terça-feira, mais uma turma à Biblioteca para apresentar, além do ambiente, as publicações que foram indicadas para a disciplina de Propaganda e Promoção de Vendas, inclusive os periódicos.

Cada obra foi comentada com o ressalte para seus conteúdos e situações de aplicação no decorrer do semestre, bem como os periódicos: Meio & Mensagem, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Embalagem e Marca, Exame, Harvard Business Review Brasil, HSM Management, dentre outros.


Os alunos manusearam as publicações, discutiram a disciplina, fizeram perguntas e, ao final, alguns já fizeram suas escolhas de empréstimo.






Biblioteca

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Você tem medo de falar em público?

A grande maioria das pessoas tem problemas para falar em público, por falta de costume, timidez ou qualquer outra situação. O problema é que no meio dos negócios é necessário ter essa habilidade, pois, muitas vezes, você poderá ser "obrigado" a passar por isso, e não vai querer se sair mal nesse momento. 

Mostro aqui a adaptação que foi feita pelo Jornal do Empreendedor, dando dicas sobre como melhorar isso. A matéria original é de Seth Godin, empresário, publicitário, escritor, cujo blog se chama Seth's Blog


Horário Neto
Estagiário da Biblioteca


Você tem medo de falar em público?

Muitos empreendedores tremem quando precisam falar em público. A solução pode ser mais simples do que você imagina

Por  em 


Muito poucas pessoas têm medo de falar.

O grande problema é o “falar em público”.

Mas, o que torna algo público? Afinal, falar com um garçom, ou alguém que você encontra na rua é quase algo privado.

Nós definimos falar em público como qualquer grupo grande o suficiente, importante o suficiente, ou preocupante o suficiente para que nós fiquemos com medo.

E isso torna a solução simples (mas não é fácil). Em vez de mergulhar nessas situações sob coação, anualmente, ou 1 vez a cada década, estique suavemente seu caminho a essas situações.

Comece com os cães. Sem brincadeiras. Se você não tiver um, vá para um abrigo local e dê um passeio com um cão. Fale o seu discurso para o cão. E então, quando você puder, fale para mais cães.

Trabalhe o seu caminho até 1 amigo, ou talvez 2 amigos. E, em seguida, uma vez que você se sentir pronto, pratique com as pessoas que você conhece (isso é fácil).

Depois está na hora de partir para outras pessoas.

Passo-a-passo, enquanto você caminha, não há nada a temer, porque você não mergulhou no mar de desconhecidos para falar em público. Você está apenas avançando para uma próxima etapa, depois de conversar com seu cão.

As coisas boas que fazemos é o nosso ponto forte, e pode ser o que usamos como diferencial para nos destacar em meio às outras pessoas.

O caminho não é fácil. É difícil. Mas ele é completamente possível.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Fear of public speaking”, do blog do Seth Godin.

Fonte: Jornal do Empreendedor.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Estamos de volta! Viva 2015.1!

Alunos  e Professores da Faculdade CDL,

Que o novo semestre traga novos conhecimentos e experiências, possibilitando muitas conquistas! 

Estamos a postos para atendê-los! Feliz regresso às aulas!



Biblioteca

sábado, 24 de janeiro de 2015

Dicas para empreender






O que você precisa saber antes de abrir sua empresa

Empreendedorismo | 24/01/2015 08:00



Ter uma visão global do mercado e saber quem é seu cliente são informações necessárias para quem deseja empreender

Conube* - Startupi



Cada história de sucesso tem uma série de situações de crise que tiveram que ser solucionadas. Mais do que qualquer outra coisa, o mundo empresarial e dos negócios é feito de erros e acertos e cada percalço transposto é uma vitória e mais um tijolinho na construção dessa escalada rumo às conquistas.

Mas mesmo os erros fazendo parte da trajetória de qualquer case bem sucedido, certamente grandes empreendedores prefeririam não ter passado por alguns problemas, muitos gerados por erros cometidos por eles próprios, que poderiam ter colocado tudo a perder. Aqui vale a história de aprender com os equívocos e tentar evitá-los para que o caminho seja mais tranquilo. 

Se você é um empreendedor em potencial e tem a perspectiva de abrir empresa, montar seu próprio negócio, ou se já até deu início à vida empresarial, ainda encontra-se na informalidade, mas tem o desejo de dar um passo maior, ou mesmo de migrar sua empresa, vale ficar de olhos nestas dicas, que podem resumir o que grandes homens de negócios gostariam de ter tido conhecimento antes de abrirem suas empresas. 

Aprenda com os erros dos outros Espelhe-se sempre no exemplo de quem já fez. Use esse benefício de observar o que deu certo e o que deu errado em experiências anteriores de outras pessoas e procure aprender com esses equívocos, não repetindo na sua trajetória, o que, sem dúvida, vai fazer com que você economize tempo e dinheiro ao abrir empresa, itens que são sempre preciosos no dia-a-dia da vida empresarial. 

Saiba quem é seu cliente Conhecer seu produto e dominar o serviço que você vai oferecer é essencial, mas muitos empreendedores ficam focados somente nesta questão e se esquecem de ficar atentos a outro aspecto tão essencial quanto: conhecer bem o seu cliente. De que adianta possuir um produto aparentemente revolucionário ou um serviço único e exclusivo se ele não tem mercado? 

Se você não tem conhecimento, de fato, dos anseios dos clientes em potencial? Portanto, é importante fazer uma rica pesquisa e conhecer o mercado em questão antes de investir tempo e dinheiro em um produto.

Ajuda especializada é necessária É impossível um negócio dar certo contando apenas com seus esforços próprios. O nascer de uma empresa pede que o empreendedor esteja protegido em todas as frentes que possam gerar dúvidas e problemas.

É necessária a contratação de um serviço especializado de contabilidade para abrir empresa, assim como é importante estar protegido juridicamente, entre outros aspectos que se apresentam no decorrer da vida do empreendedor.

Tenha uma visão global do mercado Esteja sempre antenado no seu segmento. Isso é de suma importância para o sucesso de sua empresa, já que você não pode ficar alheio às novas tendências que se apresentam e ficar sempre atualizado, percebendo também as novas oportunidades que pode se abrir no setor.

A partir desse conhecimento prévio é possível programar melhor também o quanto se deve investir mais em uma área ou em outra dentro do negócio ou até mesmo para abrir empresa.

O sucesso vem com o tempo A tecnologia vem facilitando a vida do homem a cada dia. As coisas evoluem em um ritmo frenético e assustador. Tudo ficou mais rápido e fácil, mas é importante entender que não há atalhos para o sucesso na vida empresarial. Tudo é conquistado dia a dia, passo a passo. É importante ser perseverante e entender que, muitas vezes, o acerto não vem de cara.

Uma empresa leva tempo para ser consolidada, e isso só vem com muito trabalho, dedicação e comprometimento por parte do empreendedor e de todos da equipe.

* Artigo por Conube. Sistema de contabilidade online

Fonte: Exame.com 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mobilidade urbana usando bicicleta







Trajeto | 23/01/2015 15:07

França experimenta pagar quem vai trabalhar de bicicleta

No total, 380 pessoas se inscreveram para receber uma "indenização" por se deslocar de bicicleta


EFE


Paris - Pagar 0,25 euro por quilômetro aos funcionários que vão ao trabalho de bicicleta se traduziu em um aumento de 50% do uso deste meio de transporte, segundo os resultados de um experimento oficial de cinco meses na França apresentados nesta sexta-feira pelo Governo do país.

A porcentagem dos que utilizaram a bicicleta para ir de casa para o trabalho entre os 8.000 funcionários das 18 empresas que voluntariamente participaram do estudo subiu entre o dia 1º de junho e 1º de novembro passados de 2% para 3,6%, explicou em comunicado o Ministério de Ecologia francês.

No total, 380 pessoas se inscreveram para receber uma "indenização" por se deslocar de bicicleta, às quais é preciso acrescentar 39 que também foram para o trabalho no veículo, mas que em troca disso guardaram a parte do abono para o transporte público que a empresa tem que lhes pagar.

Na maior parte dos casos, a adesão ao experimento foi feita através de um formulário no qual o trabalhador se comprometia a realizar os trajetos para o trabalho de bicicleta e devia especificar quantos ao mês.

Os responsáveis pelo teste detalharam que quem aderiu declarou uma distância média de pouco mais de cinco quilômetros (superior aos 3,4 quilômetros de uma pesquisa de 2008 como referência) que deve ser "afinada" porque "parece que esteja relacionada com o impacto financeiro".

As empresas, em qualquer caso, afirmaram que não tinham tido muitas dificuldades para verificar as distâncias percorridas e "não constataram abusos".

O Ministério de Ecologia ressaltou que o resultado é "muito positivo" para a saúde da população, já que o risco de doença diminui quanto maior for o percurso realizado fazendo exercício.

Além disso, ressaltou que um terço dos novos ciclistas também aumentou a utilização da bicicleta para outros usos, como ir fazer compras ou se movimentar em seu tempo livre.

No teste se constatou que, entre os obstáculos para o uso deste meio de transporte, estão as más condições meteorológicas, mas também as consequências dessa opção sobre o tempo de trabalho. 

A experiência, financiada pela Agência do Meio Ambiente e Controle da Energia, coincide com a tramitação no Parlamento francês do projeto de lei sobre transição energética, na qual se inclui o pagamento desta indenização aos que vão para o trabalho de bicicleta e que busca reduzir o consumo das famílias, assim como o peso das energias fósseis e nuclear.

Fonte: Exame.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Matriz SWOT e análises estratégicas






Gestão | 22/01/2015 14:00

Como avaliar estrategicamente um novo projeto da sua empresa

Funcionando como um diagnóstico de sua empresa ou projeto, a Matriz SWOT pode facilitar suas análises estratégicas

Endeavor


Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de pós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada. 

Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de stregths) fraquezas (W, de weakenesses) do negócio - fatores internos - assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente - fatores externos.

Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e para novos projetos, a Matriz SWOT consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.


Como montar uma matriz SWOT?

O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após uma compra.

Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa. 

Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. 

Também são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio. 

Uma dica é listar todos os pontos levantados em um quadrante, separado nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para cada item, seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da lista de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te dará uma visão ampliada sobre onde focar esforços. 


Mantendo a empresa preparada para os desafios 

Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.

Fonte: Exame.com


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Produtos do dia a dia por grandes grifes e empresas






Artista imagina produtos simples feitos por grandes grifes



Guilherme Dearo
Guilherme Dearo, de EXAME.com


São Paulo - Como seria um leite da Apple? Bem, o sabor é difícil de saber. Mas, se a empresa preza pelo design impecável, com certeza a caixa seria minimalista e de classe. Ah, o litro seria bem caro.
E frutas da Nike? E biscoitos da Dolce & Gabbana?
O artista Peddy Mergui pensou nessas possibilidades em sua nova exposição, que imagina produtos do dia a dia, de qualquer prateleira de mercado, mas produzidos por grandes grifes e empresas.
A série foi chamada de Wheat Is Wheat Is Wheat.
"Mergulhando as embalagens de nossos bens mais básicos em valores de prestígio e luxo, a série explora os limites éticos - dinâmicos e difusos - do design na cultura do consumo", diz Mergui.
Veja nas fotos os produtos imaginados e criados pelo artista.
 O leite da Apple


 A comida de bebê da Chanel


 O café da francesa Cartier


 A caixa de ovos da Versace


 Os pacotes de farinha da Prada


 A manteiga da Bulgari


 As frutas da Nike


 O macarrão instantâneo tipo lamen da Burberry


 Os azeites da United Colors of Benetton


 As massas italianas da Ferrari


 Os biscoitos da Dolce & Gabbana


 Os picles da Gucci


 Pacotes de sal e pimenta da Hermès


 Pacote de arroz do HSBC


 O salame da Louis Vuitton


O iogurte da Tiffany


Fonte: Exame.com

Sumário de revista: Tecnologística



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Tecnologística (Janeiro 2015, ano XX, Nº 230), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!


06 MERCADO

Siga todas as novidades do mercado brasileiro de logística nesta seção

20 CROSS-DOCKING

Acompanhe o vai e vem dos profissionais no nosso movimentado setor de logística

22 LOGÍSTICA AUTOMOTIVA

Criatividade, flexibilidade e gestão na logística são as armas da indústria automotiva brasileira para enfrentar os gargalos do país

32 CARGAS ESPECIAIS

Empresas de transporte de valores apostam na ampliação da oferta de serviços logísticos e de segmentos atendidos, transformando-se numa opção interessante para produtos visados ou de alto valor agregado

36 ILOS

Artigo aborda os desafios e oportunidades da terceirização logística na indústria farmacêutica

42 PLATAFORMA LOGÍSTICA

Zonas Francas do Uruguai, recintos livres de impostos e tributos e que disponibilizam infraestrutura integrada para operações de transporte e armazenagem, querem se tornar uma opção logística para as indústrias brasileiras para atingir o Mercosul e o exterior

48 POLI/CISLOG

Artigo mostra case com análise de viabilidade da terceirização de frotas em uma empresa prestadora de serviços de concretagem

54 PRODUTOS

Conheça os principais lançamentos de produtos, sistemas e serviços voltados à logística

56 AGENDA


Confira os mais importantes cursos, seminários, MBAs e demais eventos nacionais e internacionais do setor de logística em nossa agenda

Sumário de revista: VendaMais



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista VendaMais (Janeiro 2015, ano 20, Nº 249), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!


08  Editorial
12 dicas para ter um excelente 2015 (mesmo que 2015 não seja um ano excelente)

12  Reservado para Você
O que os leitores dizem sobre a VendaMais

13  Entre Nós
Onde estivemos, novidades e lançamentos

14  On-Line
Ideias e iniciativas criativas para você se inspirar e inovar

16  Manual do Líder
Dicas rápidas para você liderar melhor sua equipe de vendas

18  Entrevista
Saiba como transformar sua empresa em uma máquina de vendas com as dicas de Aaron Ross, que revolucionou o sistema de vendas da Salesforce.com e a ajudou a adicionar um extra de US$ 100 milhões à sua receita

24  Marketing Digital
Entenda o conceito de customer successe saiba como aplicá-lo a sua realidade

26  Superlíder
Paixão que gera excelência: a trajetória de um menino que começou vendendo doces e, com paixão, luta e dedicação, tornou-se um superlíder

32  Mapa da Mina
Cinco dicas para você ser autorreferente e vender 20% mais em 2015

34  Opinião
Nossos leitores apresentaram suas definições de Alta Performance em Vendas. Conheça-as e inspire-se para criar a sua

38  Guia da Alta Performance em Vendas
Analisamos os 20 principais erros cometidos em vendas e apresentamos o cenário da baixa performance

44  Guia da Alta Performance em Vendas
Conheça os benefícios da Alta Performance em Vendas e anime-se para buscá-la

48  Guia da Alta Performance em Vendas
Um passo a passo simples e eficiente para você buscara alta Performance em Vendas

56  Roda das Vendas
Conheça a Roda das Vendas e confira dicas de profissionais de alta performance para executar cada elemento da roda da melhor maneira possível

60  Teste
Faça o teste proposto por Raúl Candeloro e avalie a forma como você administra o seu tempo

64  O poder do hábito
Aprenda a desenvolver hábitos de alta performance seguindo a metodologia do livro O poder do hábito

70  Sucesso em Vendas
Saiba como melhorar seu desempenho, sua motivação e sua empregabilidade em 2015

72  Gestão de Equipes
Não deixe sua equipe comercial se apegar às desculpas. Descubra o caminho, para conseguir mais propostas

76  Inspiração
Que tal uma sessão de cinema inspiradora? Confira a lista de dez filmes que nossos colunistas acreditam que todo profissional de vendas deveria assistir

80  Gestão em vendas
J.B. Vilhena recomenda que você se comprometa com duas questões importantes este ano. Saiba quais são

82  Tecnologia em Vendas
Entenda como o Google Alerts pode ser útil para suas vendas e comece já a utilizar essa ferramenta a seu favor

84  Decálogo do Cliente
Descubra como colocar o mandamento "Significado" em prática conhecendo um exemplo de sucesso

86  Técnicas de Venda
Conheça técnicas práticas para despertar necessidades adormecidas nos clientes e, assim, vender mais

88  Motivação
Em seu primeiro artigo como colunista da VendaMais, Prof. Heinz revela o caminho para você se manter motivado

90  Coaching em vendas
O coaching é uma poderosa alavanca para melhorara performance da sua equipe de vendas. Mas nem sempre é a melhor opção. Entenda por quê e saiba o que usar quando o coaching não for apropriado

94  Encantamento
Quatro dicas para você fazer de 2015 o ano da experiência

96  Paixão por vender
Dez erros comuns cometidos por profissionais de vendas que acham que sabem tudo

98  Até Mais
Checklist para facilitar seu caminho para a Alta Performance em Vendas

99  Ralph Marston
Precisa fazer alguma coisa? Escolha o jeito fácil!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Inovação preocupa o pequeno varejo





NRF 12/01/2015
Inovação preocupa o pequeno varejo

Foi aberta ontem, em Nova York, a edição 2015 da principal feira mundial do varejo. Na pauta da National Retail Federation (NRF), tecnologia e inovação


Neila Fontenele
neilafontenele@opovo.com.br
                                                                    Divulgação
A NRF, em Nova York, é considerada a principal feira do varejo mundia

Na Times Square, principal cartão postal de Nova York, um aplicativo da Nike mapeia os locais onde as pessoas andam com tênis. Os passos dos consumidores são monitorados e transformados em banco de dados, com informações dos locais percorridos pelos corredores, bem como de onde param e se encontram com outros corredores. Esse tipo de tecnologia se renova rapidamente e parece uma sentença de morte ao pequeno varejo. Qual a chance do pequeno comércio ao competir com as grandes lojas que possuem esse tipo de informação?

A sensação inicial é de impotência diante da velocidade das mudanças e do nível de expansão das grandes redes. Mas, na prática, as coisas não acontecem com esse determinismo. No sábado, durante o workshop de preparação dos lojistas brasileiros para a edição 2015 da National Retail Federation (NRF), principal feira do varejo mundial, as informações sobre inovação e tecnologia eram repassadas com deslumbre e temor.

O evento ainda não havia começado e a cúpula mundial das entidades lojistas já havia passado uma tarde inteira em reunião para discutir as tendências e o que poderia ser aproveitado da programação. Com 248 palestras a serem realizadas até a próxima quarta-feira, no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, a feira exige uma preparação para ser bem aproveitada e a meta era não desperdiçar a oportunidade e tentar fazer uma ligação entre as tendências e o que pode ser pensado para o Brasil.

Do encontro saiu uma programação mais sistematizada para a delegação brasileira, que tem aproximadamente 1.500 representantes, e apenas uma certeza: cuidado com os modelos de negócios que estão sendo desenvolvidos.Na era das incertezas, o consultor Rodrigo Demétrio, através de um sistema de teleconferência, mostrou de São Paulo o impacto de algumas tecnologias. “Existem novas formas de se ganhar dinheiro e de entregar gratuitamente produtos para o cliente”.

Os modelos, entretanto, não podem ser cristalizados e forçam o varejo a exercitar mais rapidamente o seu poder de adaptação. O líder de consultoria para o varejo da IBM, Alejandro Padrón, lembrava que os negócios estão sendo realizados com a velocidade dos pensamentos. A vantagem dos brasileiros é a facilidade de adaptação.

Os exemplos não faltam. A questão é que o Brasil precisa romper com a postura de “discípulo do primeiro mundo” e criar as suas próprias inovações. O presidente do conselho da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro, diz: “Quem segue o modelo do outro, no máximo vai chegar aonde alguém já foi”.

O professor Nelson Barizelli, especialista em Finanças e Marketing, garante que não há razão para desespero: “Não há nenhum determinismo econômico”. Mesmo com as desvantagens nacionais de carga tributária e temor sobre o Brasil em ano de corte de gastos do setor público, a aposta é no poder de superação diante das dificuldades.

*A jornalista viajou a convite da CDL

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Biblioteca: leitura nas férias

A Biblioteca retornou suas atividades, depois do recesso de fim de ano.

O usuário que desejar estudar, ler jornal, pesquisar, tomar livros por empréstimo ou utilizar a sala de multimídia, já pode fazê-lo a partir de hoje.

Aproveite as férias escolares para se dedicar à leitura! 

Abaixo, algumas novidades do acervo.




 

 

 


Biblioteca


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...