Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Marketing: estratégia e criatividade na busca pelo sucesso do negócio

Publicado em Segunda, 10 Outubro 2016 15:01 
Escrito por Chayane Boppsin (*)

O marketing é a arte de transformar necessidades em produtos rentáveis, a ciência de criar necessidades, a ferramenta de equilíbrio entre esforços, preço, produto, distribuição e promoção com vistas a melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor.
São muitas as definições, mas a verdade é que o marketing atua voltado a uma função: satisfazer à demanda do consumidor, criando, entendendo e atendendo seus desejos.
Entender o mercado, captar demandas, monitorar concorrentes, indicar soluções, criar materiais e estratégias para diversos setores, munir agentes comerciais de ferramentas que auxiliem nas vendas, compreender, satisfazer e encantar o consumidor. São muitas as funções do marketing, todas voltadas a um objetivo principal: melhorar a relação entre a empresa e seus públicos interno e externo, conquistar e fidelizar clientes.
Uma meta audaciosa e necessária, visto que falhas na comunicação entre organizações e seus públicos podem ser muito prejudiciais. Um estudo das consultorias Towers Watson e Gallup, por exemplo, mostra que 70% dos funcionários de empresas não estão engajados às estratégias de negócios, por falhas na comunicação, e que isso gera prejuízos de até 30% para as companhias, devido à perda de produtividade. Outra pesquisa, da Aon Hewitt, mostra que não investir em marketing pode tornar os colaboradores desengajados, e que um único funcionário nesta condição pode custar, em média, US$ 10 mil no lucro anual de uma companhia.

Por outro lado, outro relatório da Towers Watson indica que empresas que têm estratégias de marketing e comunicação bem estruturadas obtêm até 47% a mais de retorno para os acionistas do que as que não dispõem destes recursos.

O marketing é, sim, essencial. É uma atividade ligada a outras ações estratégicas para qualquer negócio, como as iniciativas de ganho de produtividade, sinergia e competitividade. É no planejamento integrado de marketing, por exemplo, que se podem conjugar ações de posicionamento de marca, fortalecimento de imagem, desenvolvimento de materiais e conteúdos, cooperação com o comercial, pesquisas de mercado, análises comparativas, estudos de concorrência, alianças com o RH... Uma infinidade de ações que resultam em projetos focados na colaboração entre as áreas para o crescimento da companhia.

Mas se estamos falando de marketing, por que a sinergia com outros departamentos é importante? Porque, em uma empresa, todos os setores são estruturados com um propósito único: gerar valor para o negócio.

Assim, ao integrar ações com outras áreas e auxiliar em atividades como as do setor comercial e do RH, o marketing colabora para o alcance deste propósito, fomentando a sinergia que leva ao aumento de produtividade. Em última instância, pensar na integração do marketing às demais áreas de negócio é pensar em mais do que integração: é falar diretamente em competitividade.

Obter tal integração, entretanto, não é fácil. É preciso um esforço dos profissionais de marketing para triar e trabalhar as informações e ações certas para cada setor, é necessário adequar a linguagem a cada comunicação, adaptar os meios para cada fim.

Garantir proximidade e colaboração é fundamental, mas não é fácil. Os processos internos de cada setor interferem no andamento geral dos processos, e o marketing atua neste meio para dar amálgama a projetos, ações e informações distintas com as quais planeja executar estratégias voltadas àquele propósito único de dar valor ao negócio.

Marketing é arte, ciência e muito, muito trabalho. Planejar e executar uma estratégia que envolva áreas e profissionais diferentes para alcançar um denominador comum a favor da empresa é um processo denso e complexo, mas é possível.

E é nesta seara que se desenvolve o marketing: em meio à coleta de informações, filtragem de referências, conhecimento do mercado e da empresa, desenvolvimento de estratégias, ações e produtos, absorção e compartilhamento de tendências, propagação de ideias e resultados.

Ampliar a visibilidade, melhorar o relacionamento com o consumidor, engajar o público interno e incrementar a produtividade e a competitividade são só algumas tarefas do marketing. O essencial mesmo é enxergar no cotidiano oportunidades de fazer o novo e promover avanços mesmo frente à rotina. marketing é isso tudo... E muito mais.

(*) Produtora de conteúdo de marketing da NL Informática e Cake ERP.

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...