Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Livros mascarados deram o que falar!

"Livros mascarados: o baile dos monstros da literatura” foi a ação da Biblioteca da Faculdade CDL, para o Carnaval 2017, que chega em seu último dia, nesta sexta-feira (24).

80% dos livros selecionados para serem os monstros da literatura foram escolhidos e emprestados. Foi, realmente, uma ação monstruosa! 


Da mesma forma que ocorre em um baile de máscara, quando não se conhece o par mascarado, os livros mascarados ficaram expostos e encobertos, para que fossem escolhidos pelos foliões da leitura. 

Na medida em que os monstros da literatura foram sendo escolhidos, desde o início da semana, o painel ia sendo reabastecido. E foi assim que registramos os últimos foliões da leitura, que pularam no baile dos livros mascarados.

Recesso do Carnaval 2017

A equipe da Biblioteca da Faculdade CDL informa que, de 27 de fevereiro a 1° de março, não haverá expediente devido ao recesso administrativo e escolar do carnaval.

Voltamos normalmente na quinta (03/02)

Um ótimo feriado a todos!


Biblioteca

9 canais do YouTube para turbinar sua carreira

Por Redação NewTrade


Dicas de carreira, liderança, oportunidades de estudos no exterior, videoaulas, bate-papos com presidentes de empresas.

Há canais do YouTube que prometem agradar a todos os gostos e perfis. Basta que haja um único ponto em comum: a vontade de aprender e conhecer coisas novas. Confira uma seleção para ficar de olho e clique nos nomes dos canais se quiser conhecê-los melhor:


Com, 9,5 mil inscritos, o canal do Na Prática mira universitários e recém-formados, mas o que se encontra ali são conteúdos úteis para qualquer fase da carreira já que trata de temas como autoconhecimento, mercado de trabalho, liderança, conexão, produtividade, propósito.

“Tratamos de temas importantes para embasar reflexões sobre carreira, ajudando o usuário a tomar decisões mais conscientes sobre sua vida profissional”, diz Rafael Carvalho, editor do portal Na Prática, que pertence à Fundação Estudar.

Seu grande diferencial, segundo Carvalho, é o acesso aos principais executivos do Brasil que explicam em entrevistas exclusivas suas principais decisões profissionais.


O canal, que também pertence à Fundação Estudar, é para todos os interessados em estudar no exterior, de estudantes do ensino médio que planejam a graduação a profissionais em busca de opções de pós-graduação (MBA, Mestrado ou PhD).

“Já pensou em ver como é um jogo de futebol em Harvard? Ou um passeio de bicicleta em Stanford? Como é fazer um PhD na Nova Zelândia? Estes são temas de alguns dos vídeos do canal”, diz Nathalia Bustamante, editora do portal Estudar Fora.

Além disso, há vídeos com dicas de preparação para exames de proficiência, apresentação em inglês, escolha de destino para intercâmbio e, muitas oportunidades, de bolsas de estudo.

“O estudante tem acesso a uma preparação completa para o seu período de estudos fora”, diz Nathalia, lembrando que também um há minicurso para quem vai prestar o TOEFL.


O canal do professor da FGV Management, Luciano Salamacha, é recente mas já tem uma série de vídeos com dicas de carreira. Ele, que é especialista em neurociência e gestão de pessoas, responde a dúvidas que assombram muitos profissionais.

Há vídeos que tratam de temas sugeridos por leitores como, por exemplo: “não sou feliz no meu emprego, quero mudar. Por onde começar” ou “ Não querem me contratar porque eu tinha salário alto”.

“Dica do Salamacha é um projeto que me deixa muito feliz por colaborar com as pessoas que estão em busca de emprego num momento tão preocupante como o que passa o Brasil, com mais de 12 milhões de desempregados”, diz o especialista, em nota sobre o lançamento do canal que tem mais de 600 inscritos.


A dica para seguir o canal da universidade de Stanford é do editor do Na Prática, Rafael Carvalho. “É uma ótima opção, pois oferece conteúdo direto de uma das universidades mais empreendedoras do mundo”, diz.

O canal traz vídeos com executivos e empreendedores de sucesso que falam sobre inovação, tecnologia, dão dicas de carreira, entre outras coisas.


Vídeos curtos (em inglês) com insights preciosos não só de carreira, mas para vida, em geral. O canal da School of Life é um sucesso de audiência no Youtube, com 1,9 milhão de inscritos.

Alguns dos destaques na área de trabalho são vídeos sobre resiliência, como encontrar um trabalho que faça sentido, meritocracia, sucesso.


Com 368 mil inscritos, o canal da universidade de Harvard é uma das indicações da editora do portal Estudar Fora.

Os vídeos trazem novidades e informações sobre a vida e aprendizado no campus de uma das mais tradicionais instituições de ensino do mundo. Mas é preciso tempo para vasculhar todo o repertório já que é bem variado.


Esse é um canal dedicado aos cursos desenvolvidos por outra das mais tradicionais do ensino superior: a universidade de Yale. São mais 438 mil inscritos e essa é mais uma indicação de Nathalia Bustamante, editora do portal Estudar Fora.

Direito, filosofia, história, química, finanças, engenharia, tem cursos em diversas áreas, é so escolher e apertar play.


“Para quem ainda está na universidade ou ainda tem curiosidade sobre temas educativos, o canal Me Salva! traz videoaulas sobre matemática, programação, cálculo e até negócios”, diz Nathalia Bustamante, editora do portal Estudar Fora. Com mais de 1 milhão de inscritos, a plataforma educacional está no ar desde 2010.


Nathalia também indica o Crash Course, canal que tem cursos e é seguido por mais de 5 milhões de pessoas. “Os cursos são rápidos, ao mesmo tempo, aprofundados sobre temas que vão de história e  economia a astronomia e games”, diz .

Mais adeptos dos livros mascarados

Tem muta gente aderindo ao carnaval da leitura, entrando no baile dos livros mascarados, com os monstros da literatura.

Na quarta e quinta-feira foi assim...









Biblioteca

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Na Biblioteca você encontra...

Autor: Joaquim Manuel de Macedo.
Obra: A luneta mágica


Joaquim de Macedo foi um dos fundadores do romantismo brasileiro e grande representante da primeira geração do movimento. Era possível identificar o sentimentalismo nas suas obras, que era escritas em linguagem simples e clara.

Escolhido por Salvador de Mendonça, Joaquim é patrono da cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras.

Neste livro, o protagonista da história, Simplício, é “míope física e moralmente”, como ele mesmo diz. Ansioso por enxergar melhor, consegue por meio de um armênio uma luneta com a qual pode ver. 
É advertido de que não deverá fixá-la por mais de três minutos, após o que passará a ver além da aparência e apenas o Mal dentro das pessoas. Simplício não resiste a fixar sua luneta por um tempo maior, e começa a ver mais do que gostaria, o que o leva quase à loucura. 

Acaba, sem intenção, quebrando a luneta, e pede ao armênio que lhe forneça uma outra. O homem concorda, mas adverte-o que desta vez ele veria apenas o Bem, se fixasse a luneta por mais de três minutos. 

Foi pior ainda e acabou por ser envolvido e enganado. Por fim, e após muitas confusões, ele acaba ganhando a luneta do bom senso, e assim encontra uma maneira de viver bem com a sociedade.


Obra disponível na Biblioteca!
Domínio Público!


Biblioteca

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Boletim informativo [4] - Leitura rápida da semana

Glossário de e-commerce: O mundo do comércio virtual de A- Z!
Empreender é uma atividade fascinante, mas exige estudo. Não basta pegar capital e sair comprando mercadoria, ou contratando funcionários, é necessário planejamento. Os principais termos que você precisa saber, organizados em ordem alfabética para que facilitar a sua consulta. Vamos lá?




Crescer na empresa: 5 práticas de um funcionário de sucesso
Em tempos de crise, manter-se na empresa tem sido uma missão a qual muitos profissionais têm se dedicado. Com as demissões em decorrência da necessidade de redução de custos, muitas empresas delegaram aos colaboradores atividades de mais de um profissional, o que pode ser negativo, considerando a possível sobrecarga desses colaborador, mas também pode ser bem aproveitado, já que são maiores as chances do funcionário se destacar, mostrar seu potencial, absorver novos aprendizados e crescer na empresa.



Já ouviu o termo Geração C? Talvez já tenha ouvido os termos Geração X, Y, Z, ou até mesmo millennials, que é apenas outra maneira para se referir ao grupo Y, nascido entre os anos 1980 e o começo dos anos 2000. O “C” nessa nomenclatura se refere a connected e collective, conectado e coletivo, respectivamente. Essa é uma geração que transcende as barreiras cronológicas, porém para entendê-la é preciso falar um pouco sobre os millennials.

Imagine mochilas sendo produzidas com algodão cultivado em pequena escala, sem produtos químicos e o tingimento feito com materiais locais. Adicione ainda um tecido desenvolvido com folhas de abacaxi e trabalhado em teares tradicionais. Parece um sonho? Mas isso já existe em Bangladesh, uma das regiões do mundo que mais é palco de histórias sobre trabalho escravo.

no de bons negócios. Do ponto de vista da economia brasileira como um todo, há expectativa de estagnação. A boa notícia é que o país deve voltar a crescer em 2018, o que significa que os empresários não podem ficar parados.




Biblioteca

E o baile dos livros mascarados continua...

Terça-feira também foi dia de movimento na Biblioteca com os alunos entrando na brincadeira, em busca do par mascarado, para curtir o carnaval da leitura.

Quem veio saiu acompanhado de um par monstro da literatura. 










Biblioteca

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Professora Neurismene prestigia o baile dos livros mascarados

Recebemos a turma do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, acompanhada pela Professora Neurismene, que além de apresentar a Biblioteca aos iniciantes, veio prestigiar o baile dos livros mascarados.

Ela, que é amante da arte literária, leitora incondicional, introduziu a turma ao uso da Biblioteca, aproveitando o clima de carnaval, para ressaltar a importância da leitura, com a participação dos monstros da literatura.














Biblioteca


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Começou o baile dos livros mascarados com os monstros da literatura!

Os monstros da literatura estão espalhados na Biblioteca esperando por você. 

É um baile de máscara! Venha escolher seu livro mascarado e saia com o seu par, pulando no carnaval da leitura!

Já tem muita gente se chegando... 

















Biblioteca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...