Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Faculdade CDL: compartilhando conhecimento e trabalhando para um planeta sustentável

A Faculdade CDL organizou e reuniu o material excedente das disciplinas dos semestres anteriores e disponibilizou no corredor do 2º andar, próximo à Biblioteca, para que os alunos pudessem escolher e utilizar para leitura e estudo.

Além de compartilhar conhecimento, a atitude é responsável, social e sustentável, deu vida ao material que estava sem uso e despertou o interesse dos alunos em saber mais.

Com certeza a ação vai compor o nosso manual de ecologia. 

E você, o que está fazendo para o planeta ser mais sustentável? Conheça o Manual de Ecologia da Editora Abril e veja ações possíveis de serem realizadas no dia a dia, que preservam o nosso planeta.





Irandir Rodrigues, aluna do curso de Gestão Comercial, não ficou de fora da oportunidade, foi lá e conseguiu o seu exemplar.




Sandra Cristina, também do Curso de Gestão Comercial, procurou algo de seu interesse.



Biblioteca

Todo mundo estudando para as provas

Nas vésperas de provas os estudos se intensificam, principalmente em duplas e equipes, é uma forma de compartilhar e/ou buscar no outro aquela dica, aquele algo mais que fará a diferença na hora H.



 



Biblioteca

Equipes do Projeto Integrado


Alunos se reúnem para concluir o Projeto Integrado. Equipes do turno da manhã e noite deram os últimos retoques no módulo I do Projeto, inclusive em relação à normalização conforme a ABNT, com a orientação da Biblioteca.






 

Biblioteca

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lições do momento


O POVO online

Jornal de Hoje/Opinião


ARTIGO 25/09/2013


Muitos brasileiros julgam este país como aquele onde os valores éticos foram sobrepujados pela força da ambição desmedida, pela quase certeza da impunidade (mesmo quando a pena ocorre esta costuma ser branda), pela quase sempre equivocada escolha do eleitor diante das urnas e pela nefasta característica de uma sociedade que estaria fadada à mazela da corrupção. Esse posicionamento até bem pouco tempo revelava desesperança e descrença, mas os últimos acontecimentos no País – aliado ao crescimento econômico – têm ensinado lições que podem resgatar o que de mais importante um país pode ter: a fé da população – mais especificamente a da juventude – na construção de uma nova maneira de ser povo, podendo esta modificar os rumos da nação. 

Recentemente, no Recife, os agentes responsáveis pelo monitoramento do trânsito tiveram a curiosidade de levantar as atitudes solidárias, honestas e voluntárias que ocorriam no cotidiano da cidade. Depararam com uma realidade que contradiz o senso comum, pois o número de ocorrências positivas era incomparavelmente superior ao das atitudes desonestas. O número de manifestantes pacíficos nas ruas supera, em muito, o de vândalos. As ações afirmativas da maioria dos governantes têm buscado a redução da desigualdade socioeconômica e promovido mais acesso à educação, à saúde e à habitação, embora anos de descaso tornem esta missão difícil de ser cumprida. A consciência popular de que em uma democracia o povo é construtor de seu destino tem se ampliado e a classe política começa a perceber isso.

A região Nordeste, antes um peso para o País, desponta como aquela cujo potencial de crescimento na agropecuária, na indústria, no comércio e no turismo – sendo exemplo o Ceará – pode representar significativa mudança nos indicadores econômicos. As minorias se fazem respeitar e as maiorias já não endossam com tanto vigor os preconceitos que caracterizam as sociedades atrasadas. 

A pergunta vital é: estariam todos devidamente atentos a essas lições ou ainda há aqueles que se opõem à vontade popular como se dela pudessem dispor, como se a ela pudessem se opor como ocorre, neste momento, com os chamados embargos infringentes referentes ao Mensalão? Como podem nossos ministros, nesse momento em que o povo está nas ruas gritando por ética, por justiça e pelo fim da impunidade, ainda levantarem a hipótese de oferecer privilégios a réus que comprovadamente lesaram os interesses da população? 

Uma nação desenvolvida destaca-se, principalmente, pela lisura de seus processos, pela transparência de suas ações e pela confiança do povo em suas instituições. Como país em desenvolvimento, o Brasil precisa seguir essa cartilha básica e o povo brasileiro parece ter aprendido essa lição. O acesso à informação em tempo real, a possibilidade de compará-la em diversas fontes e de compartilhá-la como bandeira tem modificado definitivamente a relação do povo (inclusive da parcela com menor acesso à educação) com seus governantes. Esse caminho não tem retorno e cabe na palma da mão sob forma de um celular com acesso à internet.

As lições do momento estão disponíveis para que todos façam delas democrático aprendizado. Quem primeiro rezar pela cartilha que começa a ser escrita por um povo que se torna mais exigente e esclarecido partirá na frente. Sejamos, portanto, bons alunos, pois, parafraseando antigo adágio popular, “quem não aprender pela observação atenta aprenderá pela resposta do povo”. E eu não tenho dúvidas de que esta será cada vez mais dura.


Honório Pinheirocontato@fcdlce.com.br
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE)

Que tipo de empreendedor é você?

Conheça os 16 tipos de donos de negócios e descubra em qual deles você se encaixa

Por Marcos Hashimoto

Você acha que só existe um tipo de empreendedor? Pois saiba que os estudiosos criaram uma série de critérios para categorizar diferentes tipos de donos de negócios. Conheça aqui 16 modalidades diferentes, segundo um desses critérios.

• Sidepreneur Aquele que mantém o emprego em paralelo com o seu negócio nascente. O empreendedor só pede demissão depois que tem certeza que sua empresa vai decolar. Muito comum no Brasil, como forma de reduzir os riscos.

• Solopreneur Trata-se daquele one man show que não consegue delegar decisões e, por isso, tem dificuldades para crescer. Artesãos, consultores e artistas, entre outros, costumam se enquadrar nessa categoria.

• Copreneurs Quando marido e mulher são sócios no negócio. A fórmula funciona quando o casal se dá muito bem e suas competências se complementam. Podem surgir problemas caso confundam vida familiar e profissional.

• Everypreneur Só conduz pequenos negócios. É guiado pelas oportunidades e não se prende a uma área específica. Para ele, vale a pena tentar qualquer tipo de negócio, desde que seja lucrativo.

• Adventurepreneur É viciado em aventuras. Onde outros vêem riscos, ele vê emoção. Embarca em negócios muito diferentes e gosta de sentir a adrenalina gerada por um novo desafio. Fica entediado quando a empresa fica estável.

• Socialpreneur Envolve-se em projetos com causa, que tragam benefícios para a sociedade. Não espera remuneração: o que o motiva é o impacto que pode provocar com suas iniciativas.

• Ecopreneur Perfil semelhante ao anterior. Mas, nesse caso, a motivação é uma causa ambiental.

• Mompreneur/dadpreneur É o pai ou a mãe com perfil empreendedor. Não tem um negócio próprio, mas conduz a família de forma empreendedora, tendo como principal projeto de vida o sucesso da família.

• Teenpreneur Dono de negócios com menos de 17 anos, que inicia projetos de pequeno porte, com ou sem fins lucrativos. É nessa fase que nascem muitos empreendedores bem sucedidos.

• Fempreneur Mulher empreendedora. Com forte presença na cena nacional, caracteriza-se por buscar a independência, aliada à flexibilidade para acomodar outras responsabilidades domésticas e familiares.

• Serialpreneur Abre um negócio e, quando este atinge um determinado patamar de crescimento, vende e recomeça do zero. Também atua na recuperação de empresas em dificuldades.

• Technopreneur São empreendedores com forte formação técnica, focados em inovação tecnológica, que atraem investidores de risco. Estão com grande exposição no Brasil atualmente.

• Elderpreneur São pessoas da terceira idade com grande experiência, espírito vivaz e carreira executiva em declínio. Ao se aposentarem, aproveitam seu conhecimento, vivência e contatos para começar uma carreira empreendedora.

• Etnopreneur Estabelecem negócios para atender minorias, geralmente agrupadas por etnias, como judeus, coreanos, ou brasileiros em Nova York.

• Intrapreneur São funcionários que trazem suas ideias e iniciativas para agregar valor ao seu emprego, favorecendo a si mesmo e à organização.

• Passionpreneur Aquele que transforma um hobby ou passatempo em uma atividade empreendedora. Não está interessado em ganhar muito dinheiro, e sim em transformar sua paixão em fonte de renda.

E você? Conhece algum outro tipo de empreendedor que não mencionei aqui? Contribua, dando sua sugestão para incrementar essa lista.

Fonte: PEGN

6 dicas para superar o medo de falar em público

Ter uma boa postura e dominar o assunto da apresentação são algumas técnicas para desenvolver essa competência


José Roberto Marques


Entre as muitas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, com certeza, a comunicação assertiva destaca-se como uma das principais aptidões. E não é para menos, para ter sucesso na carreira também é necessário saber expressar-se bem, defender e apresentar ideias de forma clara e concisa.

Para muitos profissionais a timidez é uma barreira para falar em público. Apresentar um projeto à sua equipe, por exemplo, pode ser motivo de grande transtorno e aflição. Entretanto, para não deixar que este medo seja um obstáculo no desenvolvimento da sua carreira, separei seis dicas poderosas. Confira! 

Confie em si mesmo - Desenvolva sua autoconfiança, tenha pensamentos positivos e acredite em suas capacidades e conhecimentos sobre o assunto que irá apresentar. Programe-se mentalmente para ter êxito e sair-se bem na frente de todos.

Conheça bem seu público - Para direcionar com assertividade sua comunicação é importante conhecer o público. Isso permite falar com mais tranquilidade sobre o tema e usar recursos efetivos (slides, vídeos, gráficos) como apoio à sua mensagem.

Organize sua apresentação - Construa sua apresentação de forma coesa, seguindo uma ordem com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Isso é fundamental para não perder o foco, manter-se seguro e conseguir dar uma sequência lógica em sua explanação.

Domine o assunto - Conheça bem o tema etreine sua apresentação, quantas vezes for preciso. Procure a técnica mais adequada para manter o contato com o público, tente interagir com as pessoas da plateia e seja simpático.

Atenção aos erros de português - Além de dominar o conteúdo, é muito importante dominar a forma correta da língua falada e escrita. Erros de português e de concordância verbal devem ser evitados. Para isso, revise seu material antes de apresentá-lo e esteja sempre com a leitura em dia.

Postura e tom de voz - Procure ficar tranquilo e manter uma postura confiante. Se isso, de início, não for possível, busque uma posição confortável e mantenha seu tom de voz num nível agradável. Nada de ficar curvado, evitar o contato visual ou falar muito alto ou muito baixo. 

Lembre-se de direcionar sua fala e olhar aos seus ouvintes, desenvolvendo um campo relacional com eles. Comunique-se de forma natural e espontânea, assim, você se sentirá mais tranquilo e confortável durante a apresentação.

Após sua explanação, procure saber a opinião de pessoas de confiança sobre o seu desempenho. Esse feedback é importante para identificar os pontos fortes e o que pode melhorar para evoluir a cada nova oportunidade de falar em público.

Frequência de professores na Biblioteca

Professores utilizam o espaço da Biblioteca para pesquisar e preparar suas aulas.










Biblioteca

Professor Randal leva turma de Gestão Comercial à Biblioteca

O Professor Randal Glauber conduziu à Biblioteca os alunos do Curso de Gestão Comercial, para pesquisarem acerca dos conceitos PEPS e UEPS do estoque, sob a ótica contábil.

Os alunos tiveram livre acesso às estantes, buscaram livros que atendiam à disciplina estudada e, em grupo, discutiram e concluíram seus trabalhos orientados pelo Professor.

A Biblioteca dispõe de uma ala inteira de estantes de livros da área de Contabilidade.


Ponto para o Professor!
Ponto para os alunos!















Biblioteca

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Equipe de atendimento da Biblioteca

A nossa equipe está a postos para atendê-lo!


Manhã
Dadylla e Lianna

Tarde
Ítalo e Jennifer

Noite
Ana Luiza, Caroline e Juan


Frequente a Biblioteca!



















Biblioteca


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