Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval de livros!


Que tal reservar algumas horas do período carnavalesco para fazer uma leitura?

Um carnaval de livros!

A Biblioteca dispõe de excelentes livros, escolha conforme sua preferência.








Biblioteca

Alunos do Prof. Randal na Biblioteca


Recebemos na quinta-feira os alunos do Prof. Randal, que os conduziu para elaboração de pesquisa junto ao acervo de Contabilidade da Biblioteca, buscando definições e exemplos aplicados referentes ao ativo imobilizado e realizável a longo prazo. 

A turma ficou à vontade, recorrendo às estantes e manuseando vários livros pertinentes ao assunto, sob a orientação do Professor.









Biblioteca

Fevereiro vai se encerrando com excelente movimento

Professores, alunos da graduação e da pós-graduação movimentaram muito a Biblioteca durante o mês de fevereiro. 

A ordem é ler, pesquisar e estudar!







Biblioteca

Conheça os piores erros que podem ser cometidos numa conversa

Será que você está agindo da forma correta enquanto tem um diálogo? Descubra vendo os piores erros que podem ser cometidos numa conversa



Uma das piores coisas que você pode fazer é transformar a conversação num interrogatório

Você pode até achar que uma conversa é algo instintivo, e isso não está completamente errado. No entanto, não podemos deixar toda a responsabilidade para a natureza: existem alguns atos que podem melhorar, e outros que podem arruinar um bom diálogo.

Uma das piores coisas que você pode fazer é transformar a conversação num interrogatório. Fazer muitas perguntas é, além de chato, constrangedor porque a pessoa pode pensar que você não acredita no que ela diz, ou que não tem nenhum assunto a desenvolver.

Deixar que o outro tenha sua chance de falar também é fundamental para manter um diálogo de qualidade. Lembre-se que falar sozinho não é estabelecer uma conversa, mas sim um monólogo – fato que é extremamente irritante para quem está ouvindo. Veja outros erros comuns cometidos durante conversas:

• Não responder Você está participando de uma conversa, e não de um discurso! Isso pode parecer óbvio, mas existem pessoas que não entendem a importância da reciprocidade num diálogo, isto é, de responder e dar atenção a quem fala.

• Ser chato O assunto não é do seu interesse? Tudo bem. Tente dar um jeito de interromper a conversa sem parecer grosso. Fazer com que o seu colega se sinta um chato apenas fará com que você também se torne um.

• Usar o tom errado Muitas vezes o seu tom de voz e seus gestos dizem mais do que as suas palavras. Cuidado com o modo como você se porta enquanto fala com outra pessoa.

• Querer estar certo o tempo todo Por mais que você esteja certo, convença-se: uma pessoa que tenta provar que seus argumentos são verdadeiros durante todo o tempo é extremamente chata e petulante. Mesmo que seja estressante para você ouvir coisas que não são reais, exercite a sua paciência e escute. Quando for possível, mostre a sua versão. Assim você evita aborrecimentos.

Fonte: Universia Brasil

5 atitudes para turbinar o seu poder de concentração


Especialista explica por que é melhor apostar no desenvolvimento da capacidade de manter o foco do que ser multitarefa. Veja dicas para treinar a concentração

Camila Pati, de Exame


Alvo: quem mantém o foco é mais produtivo do que aquele que aposta na habilidade de ser multitarefa

São Paulo - Esqueça a capacidade de ser multitarefa, tão celebrada tempos atrás. A “menina dos olhos” nas organizações, hoje, é a habilidade de concentração.

É a partir dela que profissionais têm se destacado e chamado a atenção de chefes e recrutadores. E a razão é basicamente uma: aumento da produtividade.

“Quando perde o foco, a pessoa está desperdiçando energia e, com isso, fica menos produtiva”, diz a coach executiva Eva Hirsch Pontes.

A especialista explica que, na hora de desenvolver tarefas complexas, precisamos acessar “partes nobres” do cérebro, onde estão os circuitos de atenção e foco.

Quem consegue fazer isso, diz Eva, certamente vai apresentar respostas de melhor qualidade do que quem se divide para realizar várias atividades ao mesmo tempo.

“O multitarefa sobrecarrega o sistema e faz atividades com mais superficialidade. É como uma única tomada com vários aparelhos conectados. Sem dúvida, ao fazer isso, está sobrecarregando”, diz Eva.

Os vilões que sugam nossa energia cerebral são cada vez mais numerosos. Tecnologias aliadas ao acúmulo de informações - recebidas minuto a minuto - dão o tom do problema.

Para o americano Daniel Goleman, autor do livro "Inteligência Emocional", o resultado é visível sobretudo nos mais jovens que cresceram em meio aos aparelhos eletrônicos.

Em seu novo livro, "Foco", lançado em janeiro, ele defende que a falta de pausas e tempo para refletir resultou na “geração sem foco”.

Mas é possível reaprender a se concentrar? Para Goleman, a resposta é sim. O foco, defende o autor, pode ser estimulado, assim como um músculo durante um exercício de ginástica.

Eva Hirsh concorda e, segundo ela, algumas atitudes simples já trazem resultados animadores até para os mais dispersos. Confira as dicas da especialista:

1 Primeiro passo é se observar

“Toda mudança de comportamento passa pelo autoconhecimento e auto-observação”, diz Eva.

O que distrai sua atenção? Observe sua atitude diante de uma tarefa mais complicada. De quanto em quanto tempo você tem perdido a concentração? E o que tem feito seu foco se esvair?

Redes sociais, mensagens, notícias, música, o colega da baia ao lado, ou seus próprios pensamentos que insistem em invadir sua mente na hora que você mais precisa dela?

2 Tarefa complexa para resolver? Bloqueie estímulos

Precisa terminar aquele relatório complicado ou aquela apresentação para a reunião de amanhã? Feche a caixa de entrada de emails, coloque o celular no modo silencioso e desapareça das redes sociais pelo tempo que vai estabelecer. Ao se observar você vai perceber qual é o principal “algoz” da sua atenção.

“Estes são outros estímulos e nós somos curiosos. Só precisamos aprender a usar essa curiosidade a nosso favor”, diz Eva.

O cérebro, explica a especialista, é como o resto do corpo antes de uma atividade física: precisa de um tempo aquecimento. “Não liga imediatamente”, diz Eva.

Cada vez que parar o que está fazendo para responder um email ou checar o feed de notícias do Facebook, além de perder tempo, você desaquece a sua mente para aquela tarefa mais complexa que precisa ser resolvida.

3 Determine as atividades que vão ter a sua atenção hoje

Estabeleça meta para o seu foco. “É muito legal começar o dia, pensando nos assuntos para os quais vale dispensar toda a sua atenção”, diz Eva. Priorize e tenha estas atividades como seu objetivo primordial de concentração.

4 Use seu período do dia mais produtivo a seu favor

Tem gente que produz mais pela manhã. Há aqueles que rendem à noite e outros que trabalham mais e melhor no turno vespertino. A dica da coach executiva é: descubra qual o seu melhor período do dia e use-o a seu favor.

“Trate aquelas horas como seu ‘filé mignon’", diz Eva. Ou seja, não gaste esse tempo propício ao foco checando emails ou resolvendo outra tarefa que necessite de tanta concentração.

Assim, é possível estabelecer algumas rotinas, tendo em vista os melhores horários para se concentrar. “Mas não tenha rotina pra tudo, porque assim a vida ficaria muito chata”, ressalta Eva.

5 Exercite a habilidade de concentração em uma coisa de cada vez

Algumas práticas ajudam nesse processo de turbinar a capacidade de manter o foco. De acordo com Eva, uma boa pedida é apostar em exercícios de respiração ou até meditação.

“Para exercitar a capacidade de se concentrar em uma só coisa”, explica. Segundo ela, a consciência mais presente começa com a atenção voltada para si. “E a meditação cria este espaço”, explica.

Fonte: Exame

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vendas no Carnaval devem aumentar 5% em Fortaleza



ECONOMIA
Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014

As vendas do comércio de Fortaleza - com destaque para supermercados e shoppings, durante o Carnaval -, devem crescer 5%, segundo previsão do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro, acrescentando que o varejo, de um modo geral, está muito animado para atender às demandas do período. “Teremos um Carnaval de muita paz, apesar da estiagem que está sendo anunciada, e acreditamos que as vendas vão ser crescentes, porque é o que aponta a disposição da população”, disse. Ele lembra que as vendas do ano passado, neste mesmo período, tiveram aumento semelhante e, este ano, não deve ser diferente.

No Carnaval todos os segmentos do comércio vendem bem, mas ele observa que a área de supermercados se destaca, porque as pessoas fazem o suprimento para o feriado prolongado, que para uns começa logo na amanhã e se estende até a Quarta-Feira de Cinzas. O presidente da entidade acrescenta que, nesse segmento, as pessoas sempre buscam novas alternativas de alimentação e bebidas. Ele viajou a Brasília, onde foi participar de reunião da Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, para traçar metas para o primeiro semestre e avaliar o primeiro bimestre

Com relação ao uso de cheques como pagamento de compras, principalmente, nos supermercados, disse que é muito pequeno, inferior a 1%. Elas são pagas com dinheiro, que não chega nem à metade, e o resto com cartão de crédito, pois assim não tem calote, porque quem vende recebe o pagamento, mas tem o custo, que chega a 5%. “O cartão de crédito é importante para as vendas do comércio, de um modo geral, mas onera muito os custos”, reclamou Honório Pinheiro.

Fonte: O ESTADO

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Faculdade CDL chamando a atenção para o Centro da Cidade




EDITORIAL 25/02/2014

O Circuito Cultural e a revalorização do Centro

Poderia ser um começo de iniciativas que motivassem benefícios para o centro


A respeito da matéria “Centro. Circuito a pé conta história das praças”, da repórter Thaís Brito (Editoria Cotidiano, página 3, na edição de ontem, do O POVO, uma nova proposta para se redescobrir e revalorizar o berço de Fortaleza foi promovida no domingo com cerca de 30 pessoas. Trata-se do primeiro Circuito Cultural, caminhada com a iniciativa da Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas. Dois logradouros centrais, a avenida-parque Pajeú e a Cidade da Criança, foram incluídos. No total, foram oito praças da região percorridas pelos pedestres. 

O fato de domingo ser um dia esvaziado naquela zona favorece melhor o deslocamento de pessoas e a percepção de detalhes que necessitam ser revitalizados. Houve uma época, pelo menos até a década de 1970, que os leitores compravam jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo exclusivamente nas bancas da praça do Ferreira. Também funcionavam no Centro os principais cinemas da capital cearense, primordialmente o São Luiz, sendo restaurado agora. Até a rede de hotelaria tinha como estabelecimentos de maior importância na região, envolvendo o San Pedro, o Savanah e o Excelsior, os dois últimos na praça do Ferreira. Isso antes da descoberta da orla marítima como corredor mais atrativo em termos de hotelaria turística. Quase tudo isso está esquecido.

Seria interessante a participação nesses passeios de representantes da Prefeitura de Fortaleza e da Câmara Municipal. Poderia ser um começo de iniciativas que motivassem benefícios para o Centro. Também se deveria contatar pessoas que ainda moram na zona, indagá-las a respeito da convivência com região hoje tão pouco habitada em casas comuns. Os promotores pretendem levar o circuito para municípios próximos como Redenção e Maranguape. São cidades pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza. No contexto, a capital é a empregadora de muitas pessoas domiciliadas nesses municípios, existindo portanto integração entre as respectivas populações, o que deve ser levado em conta.

Fonte: Jornal O POVO

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Circuito a pé conta história das praças no Centro





CENTRO 24/02/2014

Thaís Brito
cotidiano@opovo.com.br



O itinerário do primeiro Circuito Cultural, realizado pela Faculdade CDL, seguiu do parque Pajeú até o Passeio Público. As caminhadas devem ocorrer no último domingo do mês com roteiros diferentes



FOTOS EVILÁZIO BEZERRA
 
O percurso explorou detalhes do Parque da Criança, no Centro

Um roteiro para resgatar as raízes da cidade e lançar um olhar crítico sobre o desenvolvimento urbano ao longo dos anos. O primeiro Circuito Cultural promovido pela Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) percorreu, na manhã de ontem, oito das 30 praças do Centro de Fortaleza. O passeio passa a se repetir no último domingo de cada mês, com novos roteiros pelo bairro, podendo posteriormente se estender para municípios próximos, como Redenção e Maranguape. 

Reunindo cerca de 30 pessoas, o circuito é orientado pelo turismólogo Gerson Linhares, entusiasta da educação patrimonial e idealizador dos percursos Fortaleza a Pé há 19 anos. Segundo ele, são pelo menos 30 roteiros possíveis explorando os caminhos do Centro, contando a origem de igrejas e museus. Ou a história do movimento abolicionista e das normalistas na cidade, por exemplo. “Caminhar pelo Centro é um exercício de cidadania. As pessoas daqui ou do Interior redescobrem a cidade”, comenta. 

O percurso teve início no parque Pajeú com a história do rio e sua relação com a cidade. Em seguida, explorou detalhes do Parque da Criança. Ali, a estátua do cupido dá esperança aos solteiros na “ilha do amor”. Do passado, ficam as lembranças dos pedalinhos no local, que antes era a Lagoa do Garrote. “Eu ficava esperando chegar o Dia da Criança. Uma vizinha juntava a gente e trazia para cá. A gente passava o dia nos pedalinhos”, relembra a estudante Elisiane Braz, 46. A memória é de quando morava em Caridade, antes de se estabelecer na Capital há 30 anos. “Às vezes procuramos a história de outras cidades e esquecemos da nossa raiz”, acrescenta. 

Durante o roteiro, a segurança é reforçada pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Um carro de apoio leva água e lanche. Segundo Marília Marinho, coordenadora dos cursos de graduação da Faculdade CDL, o objetivo é proporcionar aos alunos uma programação familiar e de apropriação do espaço urbano. As inscrições são abertas ao público, com até 40 vagas.


Serviço


Circuito Cultural
Quando: domingo, 30 de março

Inscrições pelo site:

Preço simbólico: uma lata de leite em pó 

Vagas limitadas a 40 pessoas

Sucesso no I Circuito Cultural Faculdade CDL


Realizamos no último domingo o I Circuito Cultural e conhecemos 8 praças no Centro da Cidade. Foi uma manhã muito agradável e contamos com a participação de professores, colaboradores, alunos e seus filhos e esposas. Tivemos a oportunidade de conhecer lugares e histórias muito interessantes e contamos com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.



 























Confira a matéria que circulou a respeito no Jornal O Povo.

No dia 30 de março teremos um novo Circuito, cujo formulário de inscrição já está disponível no nosso site. A cada encontro teremos um circuito diferente.



A inscrição é gratuita e o participante deve trazer uma lata de leite em pó no dia, que será doada a uma instituição.

O evento é aberto a toda a comunidade e as vagas são limitadas a 50 pessoas.


Coordenação da Faculdade CDL

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Supermercados: venda 30% maior na semana de Carnaval



SETOR SE PREPARA
20.02.2014

Image-0-Artigo-1550370-1
Entre os itens mais consumidos durante o período carnavalesco, o presidente da Acesu destaca as bebidas alcoólicas, carne para churrasco e comidas práticas
FOTO: MIGUEL PORTELA

Só considerando as cervejas, a procurado tem no período de Carnaval dispara até 40%, aponta a Acesu

Com a proximidade do Carnaval 2014, o setor supermercadista do Ceará já está em plena folia diante da perspectiva positiva de expansão das vendas. Seja brincante ou não, permanecendo na cidade ou viajando para o litoral ou serras cearenses durante o feriadão, não tem jeito, todos acabam passando antes no supermercado para abastecer o estoque de comidas e bebidas. A expectativa do segmento, face a igual período do ano passado, é de 4% de crescimento real no faturamento, ou seja, descontada a inflação.

A estimativa é do presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Severino Neto, que também é diretor dos Mercadinhos São Luiz.

"Qualquer data comemorativa é muito boa para o setor. E no Carnaval, então, as pessoas enchem a mala do carro de compras ao sair para o feriado, e tornam a encher quando voltam para abastecer a geladeira, que normalmente fica zerada. Isso faz com que, em comparação a uma semana normal, nossas vendas cresçam em torno de 30% na semana do Carnaval", afirma. Conforme Severino Neto, o crescimento só não é maior porque a demanda no Carnaval aumenta apenas em alguns produtos, como carnes para churrasco, comidas práticas e bebidas alcoólicas.

"No caso da cerveja, a procura sobe 30% a 40% em relação a uma semana tradicional. E o nosso investimento é ampliado nesse item na mesma proporção", conta. Em contrapartida, o presidente da Acesu afirma que itens muito demandados no dia a dia, como feijão e arroz, vendem menos no período momino.

Funcionamento

"É por isso que, no fim das contas, nosso aumento no faturamento se transforma em 4% - bem abaixo do patamar de expansão da venda de cerveja", explica o presidente da Acesu. Outros fatores que ajudam a animar os supermercadistas cearenses, principalmente aqueles que possuem estabelecimentos localizados na Capital cearense, é o aumento crescente de visitantes em Fortaleza durante o Carnaval. "Nossa cidade não tem tradição de Carnaval, mas a cada ano ela é mais procurada como destino para quem quer aproveitar o feriado para descansar. E como nosso funcionamento será normal todo no feriado, inclusive na terça-feira, vamos poder atender também a esse público", diz.

De olho na Páscoa

De volta do carnaval, os supermercadistas já preparam seus estoques para a Páscoa - data para a qual a Acesu também projeta 4% de crescimento real no faturamento em relação ao mesmo período de 2013. Segundo o presidente da entidade, na Semana Santa, a demanda cresce entre 20% e 30% para produtos como azeite e vinho. Em relação ao bacalhau, a data concentra o consumo desse produto.

"Na Páscoa, vendemos mais bacalhau do que durante todo o ano", afirma. Em relação aos ovos de chocolate ele observa que a demanda também é concentrada e pontual.

Quantidade

O titular da Acesu disse não dispor ainda do volume de produtos que será disponibilizado nos supermercados cearense para a atender a demanda durante a Semana Santa. Ele também não adiantou qual a estimativa da variação nos preços de produtos, como chocolates e pescado, para o período. "O que posso dizer é que teremos cada vez mais produtos com maior variedade de marcas e preços. O consumidor vai poder escolher entre um bacalhau mais popular ou um médio, até o bacalhau do Porto. O mesmo vai ocorrer com outros produtos. Teremos mais de 200 rótulos de vinhos, incluindo o garrafão de cinco litros, o mais procurado para o período", antecipa o presidente da Acesu.

Ângela Cavalcante
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tudo pronto para os Cenários do Varejo 2014!










Lojistas de todas as regiões do Estado se reunirão nos dias 20 e 21 de fevereiro, para acompanhar as tendências mais recentes do varejo mundial no evento "Cenários do varejo 2014", realizado anualmente pela CDL de Fortaleza e Faculdade CDL, para os empresários do setor, esta também é uma oportunidade de acompanhar as tendências do comércio internacional.

Direcionado aos diversos segmentos do comércio, o encontro é inspirado na maior convenção mundial do varejo, a Retail´s Big Show, realizada anualmente em Nova York, com objetivo de estimular a troca de experiências entre os participantes e atualizando-os acerca de novidades no setor para que possam ser aplicados no comércio cearense.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Circuitos Culturais da Faculdade CDL


Buscando aproximar as pessoas, dos espaços públicos e da história de Fortaleza, a Faculdade CDL realizará no próximo dia 23, o Projeto Circuitos Culturais.

Em sua primeira edição, os participantes farão uma caminhada pelo centro da cidade. A concentração será na Sede da Faculdade CDL - Rua 25 de março, 882 - Centro e a caminhada se realizará de 7h30 às 11h do domingo dia 23 de fevereiro de 2014, passando pelos principais equipamentos culturais e históricos do centro de Fortaleza e percorrendo a principais ruas e avenidas do bairro.

Estudantes e professores da Faculdade CDL, turistas e a população em geral, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história dos espaços urbanos, desenvolvendo a cidadania e contribuindo cada vez mais para uma melhor utilização desses espaços. O grupo será acompanhado de um guia de turismo especializado em Educação Patrimonial e Turismo cultural. Tudo isso de forma gratuita.

Faça sua inscrição e garanta sua vaga, pois elas são limitadas!

A camisa da caminhada será entregue no dia. O participante deverá trazer uma lata de leite para ser doada posteriormente.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...